agosto 24, 2012

Sopa Rústica de Tomate Assado

Gosto de sentir a pele salgada depois da praia, da luz laranja que me entra em casa, gosto dos fins de tardes mornos e das noites estreladas, de ouvir as cigarras quando adormeço de janela aberta.... Mas não consigo resistir a um dia de Verão com sabor a Outono. Sabe-me bem esta melancolia cinzenta.

Enquanto oiço a chuva a cair lá fora vou preparando esta sopa. Bem devagarinho, para não espantar as nuvens. Deixo que os sabores se libertem e sinto o abraço reconfortante do aroma que fica na casa. Depois, já sentada no sofá e com uma taça bem cheia como companhia, deixo-me levar por estas pequenas doses de Outono concentrado, completamente rendida às promessas do novo ciclo que se avizinha.





Ingredientes

6 Tomates médios e maduros
1 Pimento Vermelho
3 Cebolas
5 dentes de Alho
500 ml de Caldo de Legumes ou Água
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
1 colher de chá de Paprika
Tomilho
Manjericão e Pinhões Torrados para servir


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo e forrar 2 tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal.
Lavar e cortar os tomates em gomos e dispo-los, com a pele virada para baixo, num dos tabuleiro.
Temperar com sal, pimenta e tomilho.
No outro tabuleiro, colocar o pimento vermelho, cortado ao meio e sem sementes, as cebolas descascadas e cortadas em fatias e os alhos inteiros e com casca.
Temperar com sal, pimenta e paprika.
Levar os 2 tabuleiros ao forno, durante cerca de 45 minutos, até os tomates abaterem e o pimento começar a enegrecer (a cebola e o alho podem assar mais depressa por isso convém ir verificando de vez em quando e retirá-los antes se necessário).
Pelar o alho e colocar todos os legumes assados numa panela grande.
Juntar metade do caldo ou da água (bem quentes) e passar ligeiramente com a varinha mágica.
Ir juntando o resto do caldo até atingir a consistência desejada (eu gosto assim, com pedaços de legumes ainda grandes e espessa, mas podem passar até ficar em creme).
Verificar os temperos e se necessário acrescentar mais sal, pimenta e paprika.
Servir quente, em taças, com um fio de azeite umas folhinhas de manjericão e pinhões torrados.
Perfeita com umas fatias de pão alentejano torrado!


Adaptado daqui.

3 comentários:

  1. Ahhh... Por cá o Verão já partiu.. Também fiz ongtem a minha primeira sopa quente... E tenho a encher a dispensa com as coisas da horta...
    Nem imaginas as saudades que tenho dos Verões de portugal, de todas essas coisas boas que descreves...
    Quanto à tua sopa, está magnifica, e as fotos lindissimas!!

    ResponderEliminar
  2. Ainda nunca provei uma sopa com legumes assados dizem que faz toda a diferença e pelo aspecto da tua acredito bem que sim! Adorei mais uma vez as fotos.. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Sandra! Ficam mesmo muito boas, com os sabores dos legumes super enriquecidos... Adorei esta de tomate mas a de abóbora também não lhe fica nada atrás, e com o Outono aí a bater à porta, é perfeita! ;) Espreita aqui http://lepassevite.blogspot.pt/2011/10/creme-de-abobora-assada.html Beijinhos*

      Eliminar