abril 13, 2012

Papas de Aveia com Melaço e Avelãs

Tenho de admitir que esta aventura para o pequeno-almoço já vem um tanto ou quanto atrasada... Andava há que tempos a prometer Papas de Aveia, mas tenho andado num rodopio tal que foram ficando sempre para trás. Mas como se diz, mais vale tarde que nunca, e o Passe Vite gosta sempre de cumprir a sua palavra por isso cá estão elas finalmente!

Nunca fui grande fã de papas (reza a história que era uma verdadeira peste para as comer quando era pequenina), mas não consigo resistir às de Aveia. Perfeitas para um pequeno-almoço com tempo, como todos deviam ser, e super versáteis! Podemos experimentar tanto que é raro comer as mesmas papas repetidas. Com chocolate, fruta, frutos secos, mel, melaço, casca de limão e canela... As combinações são quase infinitas! E ando com umas debaixo de olho que me parecem divinais. Essas vão ter mesmo de passar por cá também!

O essencial é a proporção entre os flocos, a água e o leite, a partir daí é só deixarmos-nos ir ao sabor da imaginação. Estas Papas de Aveia com Melaço e Avelãs são bastante simples, mas nem por isso menos deliciosas. Acompanhei com as últimas Pêras do mercado mas já ando a sonhar com a fruta de Verão!


Ingredientes (por pessoa)

200g de Flocos de Aveia
100ml de Água
100ml de Leite (pode ser vegetal ou outro à vossa escolha)

Melaço a gosto
1 punhado de Avelãs picadas grosseiramente


Preparação

Colocar os flocos de aveia de molho na água cerca de 10 minutos (há quem deixe de um dia para o outro, mas para mim 10 minutos é suficiente).
Sem escoar a água, misturar com o leite numa panelinha.
Deixar cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.*

Colocar as papas numa taça e servir com um fio de melaço e as avelãs e acompanhadas de fruta fresca.


*Como disse estas papas são bastante simples, mas pode-se colocar uma casquinha de limão e um pau de canela na cozedura, ou quadrados de chocolate e passas... Experimentem!


7 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo blog, para mim é novo (pois descobri-o hoje)e acho-o muitissimo bonito, as fotografias são de cortar a respiração, os temas e receitas também me interessam, pois quero comer cada vez menos carne:(( possível.
    Muitas felicidades para o novo projeto.
    Beijo
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Bem, este blog é uma pérola! Não sei como me passou despercebido! Parabéns pelo magnifico trabalho! Blogs vegetarianos em português, são deveras uma espécie rara! Já agora, convido-te a espreitar o meu também em tons verdes...
    Continuação de muito sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Ai que maravilha começar o dia com mensagens tão deliciosas! Muito obrigada às duas! :) ...devo dizer que já fui dar uma voltinha aos vossos cantinhos e também gostei muito! É sempre bom encontrar pessoas com interesses comuns. Sandra, espero que as minhas aventuras a ajudem a inspirar-se para uma vida mais verdinha e Pammy Samiparece-me que o Menu Verde e o Passe Vite se vão tornar muito bons amigos! ;) Beijinhos às duas*

    ResponderEliminar
  4. Olá LePasseVite!
    Fiquei com uma dúvida nesta receita: a água em que a aveia fica de molho é depois "cozinhada" com o leite, ou retira-se a aveia da água?
    Obrigada!

    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! :) Sim, eu uso essa água. Não sei se é costumo retirar, mas sempre fiz assim e fica muito bom... Já vou pôr essa indicação na receita. Obrigada! *

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Também me parece uma quantidade enorme...! Não haverá engano para uma única dose? Isso representa acima de 600 calorias! Eu, por exemplo, uso 45 gramas ao pequeno-almoço.
      Obrigada pelo esclarecimento.

      Eliminar