fevereiro 07, 2012

Leite Caseiro de Amêndoas




O meu primeiro leite caseiro! Tão bom, tão fresco, tão saudável que me parece impossível nunca me ter aventurado antes por estas andanças!

Há já muito tempo que penso em reduzir o consumo de leite de vaca, não me cai nada bem e é uma indústria para a qual gostava de deixar de contribuir (um dia destes alargo-me mais sobre este assunto). Mas não gosto nada de leite de soja, além de que a sua produção não me parece nada sustentável, e os outros leites vegetais que há no mercado são caríssimos e cheios de ingredientes estranhos...

E como tudo o que é caseireinho me atrai, o mais lógico seria mesmo fazer o meu próprio leite! Adorei todo o processo. Para mim é mesmo bonito conseguirmos fazer o nosso leite em casa, à nossa medida e sem desperdícios!

Neste caso fiz de amêndoas mas o processo é igual para todas as sementes, cereais e frutos secos... As únicas coisas que precisamos são os frutos secos, água, um liquificador ou até uma varinha mágica e um tecido tipo tule (quanto mais fechado melhor e podem até usar uma meia de vidro). Para quem tem uma vida activa penso que o melhor é deixar de molho quando saí para o trabalho e fazer o leite à noite para beber ao pequeno almoço. Não é que dê muito trabalho, mas ainda se suja alguma loiça e na correria da manhã não queremos mais confusões, não é?

Fica óptimo sem mais nada, mas pode-se aromatizar com baunilha, mel, tâmaras, figos secos... enfim, a imaginação é o limite!

Ah! E com a polpa que sobrar depois do leite feito, pode-se fazer as mais variadas coisas, desde hambúrgueres a hummus. Mas não se preocupem que eu depois também mostro aqui o resultado dessas aventuras!


Ingredientes (1/2 Litro de leite)

1 copo de Amêndoas + Água para demolhar
3 copos de Água fresca


Preparação

Colocar as amêndoas de molho entre 8 a 10 horas.
Escorrer a água e retirar a pele as amêndoas.
Colocar as amêndoas demolhadas no liquificador juntamente com os 3 copos de água e bater até obter o leite.
Coar o leite para um jarro com um tecido tipo tule (quanto mais fechado melhor).
Espremer bem o tule.
Deitar o leite coado numa garrafa de vidro esterilizada que dê para fechar.
Aguenta no frigorífico até 3 dias, dependendo da qualidade da água.


15 comentários:

  1. Lindo, saboroso, barato e com 1001 utilidades!!!
    As fotografias estão divinais. :)

    ResponderEliminar
  2. siiiiim! fiquei super fã! obrigada! :)

    ResponderEliminar
  3. amendoas com casca ou sem? para o leite ser tao branquinho penso que deveria ser sem casca, mas nas fotos tens as amendoas inteiras... andava a pensar em provar leite de amendoa industrial (tb eu quero deixar o leite e não gosto de leite de soja) mas a 4eur o Litro e como dizes, cheio de ingredientes estranhos.... Fica bom com cafezinho? :) Não lhe tira mto o sabor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi com casca mesmo! ;) também fiquei surpreendida com a cor mas mal se trituram as amêndoas fica logo branquinho, depois é só coar e as casquinhas e polpa ficam para trás. eu adoro o sabor deste leite, não é nada "deslavado", mas nunca experimentei com café. se fizeres depois conta como ficou! :) *

      Eliminar
  4. Adoro, o leite vegetal caseiro não tem nada a haver com aquele se compra nos supermercados que habitualmente tem açúcares adicionados... E como já deixei o leite de vaca, acredito que o leite de oleaginosas seja a melhor alternativa para mim :)Também tenho a receita de um leite de amêndoa e avelã no meu website :p

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olha... eu não conhecia este teu post! :) Devia ter vindo ler antes de fazer o meu leite!
    Um beijo enorme

    ResponderEliminar
  6. Que receita excelente! Sou intolerante à lactose há muitos anos. O leite de soja de compra, enfim...carregado de açucar e ingredientes desnecessários ao nosso organismo. E assim me aventurei nos leites caseiros. Já fiz este de amêndoas que é maravilhoso e o de côco. 10 minutos de trablaho que compensa em muito o sabor e os benefíciso para a saude. Parabéns pelo blog maravilhoso e pelas fotografias lindas,
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina! <3 É tão bom ver que estes posts antigos ainda recebem visitas! :) *

      Eliminar
  7. Também já experimentei, mas a receita que segui era com i litro de água. Ficou muito "deslavado", sem sabor. Mas não desisti. Agora vou experimentar esta receita, que deve ser sucesso garantido. Não vou largar este blog ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! :) Muito bem vinda! ❤...eu faço sempre com a proporção 1 para 3. Realmente 1 litro parece-me muito!

      Eliminar
  8. Também já experimentei, mas a receita que segui era com i litro de água. Ficou muito "deslavado", sem sabor. Mas não desisti. Agora vou experimentar esta receita, que deve ser sucesso garantido. Não vou largar este blog ;)

    ResponderEliminar
  9. Nunca experimentei leite de amêndoa, mas confesso que tenho algum receio de não gostar. Isto porque não sou grande fã do sabor das amêndoas curas :/ por isso queria perguntar-te se já experimentaste ou se achas que iria ter o mesmo resultado com as amêndoas torradas?
    Ah e já agora...o tempo que os frutos secos/cereais/etc. têm de estar demolho é variável ou anda tudo à volta de 8 a 10h?
    Obrigada :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! :) Podes sempre experimentar com outros frutos secos que gostes mais! Se tostares aconselho usar apenas a q seja só uma parte da medida total, já que tostar intensifica bastante o sabor. Além disso o leite vai também deixar de ser um alimento "vivo". Os tempos andam sempre a volta das 8 a 12 horas, mas pode espreitar o meu post sobre germinados e consultar a tabela que lá tenho com todos os tempos! ;) Beijinhos*

      Eliminar
  10. Boa tarde :)
    Gostaria de saber se é necessário colocar de molho as amêndoas que não tenham casca?
    E no caso de querer experimentar leite com flocos de aveia, tbm é necessário colocar a aveia de molho ? E as medidas são sempre as mesmas ?

    ResponderEliminar