novembro 04, 2011

Strudel de Pêra, Maçã e Sultanas



Mais uma recordação das passeatas pela Europa deste Verão! O Strudel é originário da Áustria mas espalhou-se rapidamente por toda a Europa de Leste e dos Bálticos no séc. XVIII... o pessoal sabia bem o que era bom! Tradicionalmente é doce e tal como o crumble pode ser feito com várias frutas. Eu deliciei-me com um de pêssego depois de um dia de praia na maravilhosa Croácia! Esta versão é feita com fruta de outono, perfeita para um lanche de dia de chuva com uma caneca de chá bem quentinho.


Ingredientes (para 6 pessoas)

2 Pêras
1 Maçã
55gr de Sutanas (eu usei das douradas)
55gr de Amêndoas moídas na hora e mais um pouco para polvilhar
75gr de Açúcar Mascavado (ou amarelo)
6 folhas de Massa Filo
Casca ralada e sumo de 1/2 Limão
1/2 colher de chá de Pimenta Preta moída na hora
1 Cravinho moído
Leite para pincelar (pode ser de Soja, ou Aveia, ou Arroz)


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo e forrar um tabuleiro com papel vegetal. Descascar e cortar as pêras e maçãs em cubos. Numa taça, misturar a fruta, as sultanas, a casca ralada e o sumo de limão, o açúcar, as especiarias, e metade das amêndoas. Colocar 2 folhas de massa filo ligeiramente sobrepostas (mais ou menos 1/3) num pano de cozinha limpo (confiem em mim... não tentem fazer sem o pano se não é impossível enrolar o strudel!). Pincelar ligeiramente com o leite e salpicar com 1/3 das amêndoas. Colocar por cima mais 2 folhas de massa (novamente sobrepostas e pinceladas com leite) e amêndoas. Repetir este procedimento mais uma vez. Espalhar a mistura de pêras e maçãs na parte de baixo da massa a toda a sua largura, deixando livre cerca de 2,5 cm da extremidade. Enrolar a massa por cima e do lado do recheio, usando o pano de cozinha para ajudar (aqui tem mesmo de ser sem medos!). Dobrar as pontas da massa tipo embrulho. Pincelar com mais leite e polvilhar com uma mistura de amêndoas moídas e açúcar mascavado (reservem um pouco das amêndoas quando estiverem a preparar o strudel e misturem meia colher de sopa de açúcar). Levar ao forno durante 20-25 minutos, até alourar e ficar estaladiço. Servir morno em fatias grossas (frio é delicioso na mesma!)


Receita adaptada do livro "Passo a Passo: Pastelaria" da editora Love Food

2 comentários:

  1. Adorei seu blog. As fotos são lindas e esse strudel é maravilhoso. Só comi um com a massa tão fina feito por uma alemã... uma perdição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) ...fui espreita o Sabor Com Letras e adorei também. Sem dúvida um dos meus maiores prazeres, cozinhar e ler! *

      Eliminar