setembro 08, 2011

Tarte Tatin de Tomate Cereja e Pinhões




Tarte Tatin, uma tarte virada de pernas para o ar! Algo com um nome tão engraçado e que surgiu de um disparate de uma cozinheira francesa só pode mesmo ser bom... Tradicionalmente eram tartes de fruta, mas com o passar dos tempos foram surgindo com outros recheios (nem sei bem se hei-de chamar recheio se cobertura!).Cá em casa ainda só experimentei fazer de tomate cereja e tenho a dizer que é deliciosa. Tem qualquer coisa de pizza e o tomate caramelizado fica fantástico! É uma tarte perfeita para aqueles domingos devagares, onde as refeições perdem a sua hora habitual e se transformam em pequenos-almoços-almoçarados ou em lanches com sabor a jantar!


Ingredientes

Recheio
500g de Tomate Cereja
1 dente de Alho esmagado
1 colher de sopa de Açúcar Amarelo
2 colher de sopa de Vinho Branco
1 colher de sopa de Pinhões
Sal
Pimenta
Azeite

Massa
250g de Farinha de Trigo Integral
120ml de Azeite
5-6 colheres de sopa de Água Fria
1 colher de sopa de Oregãos
Sal
Pimenta


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo. Numa frigideira aquecer um fio de azeite. Juntar o mel e mexer em lume muito forte até começar a caramelizar. Retirar a frigideira do lume e, rapidamente juntar os tomates (previamente cortados ao meio), o alho, o vinho branco e os pinhões, mexendo sempre para envolver. Temperar com sal e pimenta. Deitar os tomates numa forma redonda (uso uma com cerca de 25cm de diâmetro) espalhando-os uniformemente.

Para a massa, mistura a farinha, o sal, o azeite e os oregãos até parecer pão ralado. Deitar água o suficiente para formar uma massa macia que não fique pegajosa. Estender num círculo um pouco maior que a forma e dispor por cima dos tomates pressionando as extremidades. Não esquecer de picar a massa com um garfo para que o vapor possa sair. Levar ao forno cerca de 30 minutos, até a massa ficar firme e dourada. Deixar repousar uns minutos para depois passar um faca a toda à volta para a despegar e virar para um prato. Servir quentinha salpicada de oregãos.


Receita adaptada do livro "Passo-a-passo: Pastelaria" da editora Love Food


Sem comentários:

Enviar um comentário