setembro 15, 2011

Gelado de Limão com Hortelã


É, ao que parece o Verão chegou agora... E cheio de vontade de compensar os meses de timidez! E dias a escaldar pedem sabores bem fresquinhos como o deste Gelado de Limão com Hortelã!


Ingredientes

2  Ovos
200g de Açúcar Amarelo
Sumo e Raspa de 2 Limões
1dl de Natas
Hortelã a gosto


Preparação

Bater o açúcar e as gemas e juntar o sumo dos limões (não esquecer de filtrar o sumo por causa dos caroços e das fibras). Aquecer em lume em banho-maria para engrossar mas cuidado para não ferver.
Assim que estiver espesso, retirar do lume e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo e envolver com cuidado as natas (batidas em chantilly previamente). Envolver depois a mistura das gemas e do sumo de limão. Juntar as raspas de limão e umas folhinhas de hortelã picadas. Passar o preparado para um recipiente e levar ao congelador. Assim que começar a ficar congelado, retirar e bater bastante. Voltar a introduzir no frio e repetir até ficar com a consistência de um gelado. Servir salpicado de raspas de limão e um raminho de hortelã.


Se não tivermos máquina de gelado (como eu) dá um bocadinho de trabalho porque temos de bater o gelado várias vezes até conseguirmos a consistência certa. Mas quando se tiverem a deliciar com uma bela taça de gelado  num dia de 35º vão ver que valeu bem a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário