dezembro 13, 2013

Golden Morning Rituals!

Please scroll down for English version

Estou finalmente de volta!! 2 meses que passaram à velocidade da luz, com dias de muito trabalho que me afastaram destas paragens e me deixaram a morrer de saudades! E parece-me que vêm aí muitas mais paragens destas... Prometem que ficam aí desse lado?

E para o regresso a seguir a este silêncio todo não há nada melhor do que o meu prometido ritual matinal! A primeira coisa que fazemos de manhã é super importante para o nosso organismo. Afinal enquanto dormíamos ele passou a noite em longos processos de limpeza e desintoxicação e o nosso papel é ajudá-lo a deitar fora todas as toxinas e impurezas que ele limpou para nós. Conseguem imaginar o que ele pensa quando o encharcamos logo com uma caneca de café e/ou cereais mega processados e açucarados?

Na medicina Ayurvédica beber água morna com limão em jejum é uma prática usada desde sempre como uma maneira muito simples e eficaz de desintoxicar o corpo e era um hábito que já há muito acompanhava as minhas manhãs. Depois, veio o primeiro workshop que fiz com a Sarah Britton, onde aprendi que as especiarias são muito mais do que temperos, e desde esse dia que o meu ritual ganhou mais uns protagonistas como  a Curcuma, o Gengibre e a Cayenna!! Agora é um verdadeiro Elixir Dourado (nome da Sarah Britton) cheio de super poderes que me ajuda a começar o dia da melhor maneira.

Podia ficar aqui uma eternidade a falar dos benefícios deste simples copinho de água mas resolvi salientar só os principais e apresentar-vos as super estrelas uma a uma lá mais em baixo:


1 Ajuda a equilibrar os níveis de pH do organismo. Apesar do seu sabor extremamente ácido os limões são dos alimentos mais alcalinizantes para o nosso corpo e a nossa saúde está directamente relacionada com o nível do pH do organismo, já que doenças como o cancro e processos inflamatórios como artrite e ácido úrico não conseguem sobreviver num meio alcalino. Quem se lembra daquelas barrinhas para medir o pH? pH é a abreviatura para Potencial Hidrogeniônico e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 6, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores entre 8 e 14 são consideradas alcalinas. O ideal para o nosso organismo será mantê-lo do lado mais alcalino entre 7.30 - 7.45. Todos os alimentos que ingerimos têm um impacto nos nossos níveis de pH e um dia destes faço um artigo bem mais completo sobre este assunto! Promessa de Miss Vite!

2 Estimula o sistema imunitário e aumenta o metabolismo. Para além das suas propriedades alcalinizantes os limões são ricos em Vitamina C e Potássio enquanto que as especiarias aumentam a temperatura do corpo ajudando as funções sudoríficas e descongestionantes. A vitamina C é também essencial para a absorção do ferro que desempenha um papel muito importante na força do nosso sistema imunitário.

3 Melhora o sistema digestivo. A água morna estimula os movimentos intestinais, o limão e as especiarias ajudam a libertar as toxinas do tracto digestivo e promovem a secreção dos sucos gástricos

4 Depurativo natural e suave. Para além de ter um papel diurético a combinação da água morna com o limão e as especiarias ajuda a limpar orgãos como o fígado e os rins cuja principal função é purificar o nosso sangue.

5 Limpa e clarifica a pele. A vitamina C, bem como todos os outros antioxidantes presentes nas especiarias, ajuda a diminuir rugas e manchas, combatendo os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para uma pele saudável e brilhante. Além disso tudo os que nos ajudar a desintoxicar o sangue vai contribuir para uma pele mais bonita.

6 É extremamente hidratante. Durante as longas horas de sono o nosso corpo passou muito tempo sem nenhum tipo de hidratação, por isso é muito importante que a primeira coisa a fazer seja beber água e este elixir tem a fórmula perfeita para combater a desidratação, combater a fadiga das glândulas supra-renais e estimular o sistema linfático. Quando o nosso organismo está desidratado não consegue realizar as suas funções mais básica os que leva a acumulação de toxinas, stress, prisão de ventre... A nossas glândulas supra-renais situam-se mesmo por cima dos rins e juntamente com a tiróide ajudam-nos a criar energia e são responsáveis pela libertação da hormona que regula os nossos níveis de água e de sódio ajudando-nos a manter a hidratação. Estas pequenas glândulas são também responsáveis por controlar a nossa resposta ao stress, por isso convém tratá-las muito bem!


As super estrelas!

Curcuma faz parte da família do gengibre e o seu pó amarelo é largamente usado como especiaria na culinária asiática. Tem altas concentrações de uma substância chamada curcumina, que tem muitas propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes e anti-bacterianas. É chamada a especiaria do anti envelhecimento e as suas propriedades são reconhecidos pela medicina chinesa e Ayurvédica há centenas de anos. É um poderoso aliado para prevenir ou aliviar os sintomas de doenças como a artrite, Alzheimer, cancro, diabetes, o colesterol elevado, azia, icterícia, problemas  hepáticos e dores menstruais. Pode ser  aplicada topicamente em cataplasmas para reduzir a inflamação e aliviar feridas e cortes.

Gengibre é um rizoma com um sem fim propriedades terapêuticas reconhecidas há milhares de anos. Graças aos seus poderosos compostos anti inflamatórios, os gingeróis, combate inflamações do organismo e proporciona o alívio de doenças como a artrite reumatóide, osteoartrite e enxaqueca crónica. É muito eficaz no alívio de problemas gastrointestinais e melhora a digestão estimulando a secreção de suco gástrico. Tem propriedades antieméticas ajudando a diminuir enjoos e náuseas, tornando-se um grande aliado para grávidas que sofram de enjoos matinais. Estimula o sistema imunitário no geral e as suas propriedades sudoríficas podem ajudar a combater estados febris e a melhorar constipações.

Cayenna deve o seu sabor super picante à sua alta concentração de uma substância chamada capsaicina que tem mostrado ser muito eficaz no alívio da dor das articulações e músculos, na prevenção de úlceras, descongestionamento nasal (óptimo para as constipações!), combater inflamações, ajudando a diminuir os sintomas da artrite reumatóide, osteoartrite e enxaqueca crónica, e estimular o metabolismo e a circulação. No geral a Cayenna é um excelente tónico para o nosso sistema imunitário e estimula vários órgãos como o baço, estômago, rins, coração e pulmões. É também uma óptima fonte de poderosos anti oxidantes, principalmente os beta carotenos que o nosso corpo transforma em vitamina A e que, já sabemos, é essencial para a manutenção de tecidos saudáveis! Como a curcuma, além de ingerida a cayenna também pode ser usada de forma tópica, misturada num bocadinho de creme, para ajudar a tratar psoríase e diminuir dores de articulações ou musculares!



I'm finally back! Two months that flew by at lightning speed, with hard working days that kept me away from here and left me missing you guys so much! And it seems that in the next few months there will be more and more of this moments away... Promise that you'll be there waiting? Pinky swear!

After this long silence there's is nothing better to return than my promised morning ritual! The first thing we do in the morning is super important for our body. After all, while we sleep, he spends the night in long cleansing processes and our role is to help him flush away all the toxins and impurities that he cleaned for us. Can you imagine what he thinks when the first thing we eat is those mega processed sugary cereals?

In Ayurvedic medicine, drinking warm water with lemon on an empty stomach is a practice long used as a very simple and effective way to detoxify the body, and it was a habit that has long accompanied my mornings. Then came the first workshop I did with Sarah Britton, where I learned that spices are much more than seasonings, and since that day my ritual gained a few more exotic stars like Turmeric, Ginger and Cayenne! Now it's a true Golden Elixir (name by Sarah Britton) full of super powers that helps me start the day in the best way.

I could stay here forever talking about the benefits of this simple glass of goodness but I decided to highlight it's key benefits and then present you the exotic super stars one by one: 


1 Helps balance the pH levels of the body . Despite its extremely acidic taste lemons are one of the most alkalizing foods for our body and, as we know, our health is directly related to the body pH level, since diseases such as cancer and inflammatory conditions like arthritis and uric acid can not survive in an alkaline medium. Who remembers those bars to measure pH ? pH is the abbreviation for potential hydrogenionic and 7 is the neutral level, between 8 and 14 is considered to be alkaline (oxygen- rich). The ideal for our body is to keep it in the more alkaline side between 7.30 to 7.45 . All the food we eat has an impact on our levels of pH and someday I promise to do a much more complete article on this subject!

2 Stimulates the immune system and increases metabolism. In addition to its alkalizing properties, lemons are rich in Vitamin C and Potassium while spices increase the body temperature helping it's sudorific and decongestants functions and. Vitamin C is also essential for the absorption of iron, which plays a very important role in the strength of our immune system .

3 Improves the digestive system. Warm water stimulates bowel movements, lemon and spices help to release toxins from the digestive tract and promote the secretion of gastric juices

4 Natural and smooth cleanser. In addition to having a diuretic role, the combination of warm water with lemon and spices helps cleanse organs such as the liver and kidneys whose principal function is to purify our blood.

5 Clears the skin. Vitamin C, as well as all other antioxidants present in the spices, helps diminish wrinkles and blemishes by fighting free radical damage. Vitamin C is vital for a healthy and glowing skin. And all things that  help us detoxify the blood will contribute to a beautiful skin .

6 Potent hydrant proprieties. During the long hours of sleep our body is depraved of any hydrant source, so it is very important that the first thing we do is to drink water and this elixir has the perfect formula to combat dehydration, fight adrenal fatigue and stimulate the lymphatic system. When our bodies are dehydrated they can not perform its most basic functions which leads to the accumulation of toxins, stress , constipation ... Our supra adrenal glands lie right on top of the kidneys and along with the thyroid they help us create energy and are responsible for the release of the hormone that regulates our levels of water and sodium helping us maintain hydration. These small glands are also responsible for controlling our response to stress, so you may want to treat them well and keep them happy!


The superstars!

Turmeric is part of the ginger family and it's yellow powder is widely used as a spice in Asian cooking. It has high concentrations of a substance called curcumin , which has many anti- inflammatory, anti - oxidants , and anti -bacterial. It's called the anti aging spice and its properties are recognized by Ayurvedic and Chinese medicine for hundreds of years. It is a powerful ally to prevent or relieve the symptoms of conditions such as arthritis, Alzheimer's, cancer, diabetes, high cholesterol, heartburn, jaundice, liver problems and menstrual pains. It may be applied topically in poultices to reduce inflammation and relieve wounds and cuts.

Ginger is a rhizome with endless therapeutic properties recognized for thousands of years. Due to their powerful anti-inflammatory compounds, the gingerols, it combats inflammation of the body and provides relief of diseases such as rheumatoid arthritis, osteoarthritis and chronic migraine. It is very effective in alleviating gastrointestinal problems and it improves digestion and stimulate the secretion of gastric juice. Has anti emetic properties helping to reduce sickness and nausea, making it a great ally for pregnant women suffering from morning sickness. Ginger also stimulates the immune system in general and its diaphoretic properties can help fighting fevers and aiding in colds and flu.

Cayenne owes its super spicy taste to its high concentration of a substance called capsaicin which has studied for it's being very effective in relieving the pain of joints and muscles , prevention of ulcers , nasal congestion ( great for colds ! ), combat inflammation , helping to reduce the symptoms of rheumatoid arthritis , osteoarthritis and chronic migraine, and stimulate metabolism and circulation . Overall the Cayenne is an excellent tonic for our immune system and stimulates various organs such as the spleen , stomach, kidneys, heart and lungs. It is also an excellent source of powerful antioxidants , especially beta carotene which our body converts into vitamin A and which , we all know , is essential to maintaining healthy tissues ! Besides ingested Cayenne can also be used topically , mixed with a little cream to help treat psoriasis and lower joint or muscle pain!

Água de Curcuma, Gengibre, Limão e Cayenna

Ingredientes (para 1)

1 copo de Água fresca
1 colher de chá de Curcuma em pó
1/2 colher de chá de Gengibre em pó
1 pitada de Pimenta Cayenna
Sumo de 1/2 Limão

Preparação

Aquecer a água num fervedor até que fique morna.
Colocar as especiarias num copo e misturar a água, mexendo bem.
Misturar o sumo de limão e beber imediatamente.

A água não deve estar demasiado quente para não destruir as propriedades do limão.


Tumeric, Ginger, Lemon and Cayenne Water

Ingredients (serves 1)

1 cup Fresh Water
1 tsp Turmeric tea powder
1/2 teaspoon of ginger tea powder
1 pinch of pepper Cayenne
Juice of 1/2 Lemon

Directions

Heat water in a kettle until warm.
Place the spices in a cup and mix the water, stirring well.

Mix the lemon juice and drink immediately.

The water should not be too hot as you don't want to to destroy the lemon properties.


Fontes nutricionais aqui, aqui, aqui e aqui :: Nutritional fonts hereherehere and here


30 comentários:

  1. Eu estarei sempre aqui deste lado. A morrer de saudades e o que me vai aguentando é saber que me basta pegar no telemóvel e ligar-te a "chatear-te" com perguntas. Adoro tudo o que trasnmites. Para mim és a Sarah Britton portuguesa e... eu conheço-te!! eheheh Adorei este post, e hei-de experimentar este Elixir Dourado. Diz-me uma coisa, onde compras as especiarias? Na Casa Chinesa? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! :) Convém que sejam biológicas mas às vezes também compro nos indianos da Sé ou na Flor da Açafrão na Miguel Bombarda. Quanto a isso de ser a Sarah Britton portuguesa... Beeeem! Que elogio bom! Mas ainda tenho muito, muito para aprender! ;) Beijinhos querida*

      Eliminar
    2. Tks! *
      Estamos todos a aprender, até ela! ;)

      Eliminar
  2. Estas fotografias estão lindas, a primeira que vi no facebook foi a caneca que achei absolutamente genial! prabéns

    ResponderEliminar
  3. Miss Vite, estou cada vez mais encantada con o teu Blog...! Sim, continuaremos pacientemente a vir cá espreitar de vez em quando, há procura de mais coisas lindas!!!

    Olha, aos meus "Golden Glory Smoothies" (é como a gente lhes chama cá em casa :)) deito-lhes sempre un fiozinho de azeite ou oleo de canhamo, porque parece que o corpo só asimila a curcuma quando misturada com pimenta e algum oleo...
    O que é que achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigada! ♥ ...realmente as interações entre os alimentos são muito importantes para a sua correcta absorção. mas de tudo o que li não encontrei nada que falasse na relação da curcuma com óleo ou pimenta. de qualquer forma parece-me uma ótima adição ao teu golden glory smoothie e não vejo porque não devas continuar a pôr! ;)

      Eliminar
    2. É engraçado, em todas as paginas que vi em español, sempre aconselhao tomar com um fio de qualquer oleo (azeite, amendoas, coco...). Encontrei alguma pagina em ingles que aconselhao o mesmo...Diz que a curcumina é liposoluvel (só se disolve em gorduras) por isso sempre toma-la com um oleo...
      Sim... agente gosta com o oleo de cañamo que tambem é tao boa fonte de proteína e omegas!
      Eu sou fa da curcuma (o nosso açafrao das indias de toda la vida :)) sobretudo porque é maravilhoso para o figado...

      Eliminar
    3. uuuhmm... sim, se a curcumina é liposuluvel faz todo o sentido acrescentar um fiozinho de azeite ou ainda melhor óleo de cânhamo! boa dica! obrigada! *

      Eliminar
  4. Lá teremos que nos aguentar à bronca com Miss Vite afastada dos ecrans, mas estaremos sempre aqui para quando tiveres tempo de partilhar connosco estas coisas fantásticas. Confesso que de manhã só bebo um copo de água antes do pequeno almoço. Tenho que experimentar este teu ritual, a ver se me dou bem com ele...

    ResponderEliminar
  5. Miss Vite, muito obrigada por este teu post em resposta ao meu pedido há uns tempos atrás. Tenho de comprar a curcuma e a cayenna e vou experimentar este teu elixir dourado e começar 2014 em grande!
    Muito obrigada Joana e parabéns pelas fotografias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh! demorou mas chegou!! o prometido é sempre devido por aqui! o ínicio do ano é uma óptima altura para começar este novo ritual! e depois das loucuras do natal temos mesmo de ajudar o nosso corpinho a ficar limpinho para o novo ano! ano novo, corpo novo! ;) *

      Eliminar
  6. As fotos estão sublimes! Adoro!
    E sim, estava cheia de saudades dos teus posts sempre lindos e informativos, aprendo imenso contigo, e prometo estar sempre deste lado :)
    O elixir dourado parece-me bem, só conhecia o ritual da água morna com limão logo de manhã.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada querida!! é sempre tão bom ler as tuas palavras! ♥ beijinhos*

      Eliminar
  7. Excelente post Joana! Já tinha andado a pesquisar sobre as propriedades e vantagens de beber água com curcuma pela manhã mas tu acrescentaste muito mais informação à minha pesquisa, obrigado!! Vou colocar em prática e aqui ficarei à espera de novos posts! beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Ah e as fotografias estão brutais, parabéns!

    ResponderEliminar
  9. fotos lindas !!!!! eu devo confessar que bem tento as vezes esta mistura mas nao gosto nada do sabor e cada vez que a faço penso que nao consigo beber mais,tenho mesmo mesmo de me menatlizar que faz mt bem para ela entrar ( ninguem disse que tudo o que é bom sabe maravilhosamente… ;) ) mantenho-me fiel a minha agua com limao ;))) mais uma vez estou in love pelas fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério? oh! a mim sabe-me super bem! a curcuma quase não tem sabor e gosto do picante do gengibre e da cayenna... no nosso detox acho que tinha algum tipo de adoçante, não era? nem assim?

      Eliminar
  10. Claro que prometemos ficar deste lado! :)
    A água morna com limão já é ritual quase sagrado aqui em casa, mas falta esse próximo passo! Com tantos benefícios maravilhosos dessas especiarias, como é que eu nunca me lembrei de as adicionar à minha simples água com limão?
    Adorei a sugestão, e conhecer (ainda melhor) os potenciais nutricionais destes alimentos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso desta publicação, a qual já me inspirou a adicionar as benditas especiarias ao meu sumo verde matinal. Obrigada pela partilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim! também são uma óptima adição aos suminhos verdes!! ;)

      Eliminar
  12. Saudades tuas miuda! Saudades destas imagens com cores fantásticas.. um beijo continuação de um bom trabalho e boas festas

    ResponderEliminar
  13. fotografias maravilhosas! adorei a conjugação de cores :)

    ResponderEliminar
  14. Olá, comentei aqui porque adorei as dicas, mas poderia ter comentado em qualquer outro post já que acho este blogue uma verdadeira delícia. Achava que não, mas tenho muito a aprender sobre uma alimentação saudável, equilibrada e apelativa, sobretudo porque quero cada vez mais diversificá-la e torná-la menos dependentes de alguns produtos que acabam por a tornar redutora. Por aqui será fácil inspirar-me e mobilizar-me para algumas mudanças. Parabéns, tem um blogue fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada! é sempre tão bom saber que inspiramos assim alguém! :)

      Eliminar
  15. Olá Miss Vite! Qual é a quantidade de cada especiaria que acrescentas à água? só uma pitadinha de cada uma? Beijinhos e continuação do bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi! por alguma razão, a parte da receita não me apareceu no feed! :)

      Eliminar
  16. Este blog fantástico já o sigo à algum tempo, e adoro as fotos! Neste ano de 2014 gostava de me iniciar nestas andanças de sumos verdes, bem estar do corpo e da mente ... alimentação saudável e equilibrada. Mas será que é possível encomendar essas especiarias através da net?! onde vivo não consigo encontrar ( talvez na a´rea saude do continente ...) .
    Obrigada!
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa! :) O ideal seria que estas especiarias fossem biológicas e aí sim, seria mais fácil mandar vir da net, mas não o sendo penso q encontra facilmente em qualquer hipermercado! a curcuma é mais conhecida por açafrão das índias! ;) um 2014 bem verdinho! *

      Eliminar
    2. Qual o site onde poderei encomendar? ( As manhãs têm começado com sumo verde com aveia, linhaça ... :) )

      Eliminar
  17. Antes de mais, parabéns pelo blog e pelas receitas fabulosas. Hoje experimentei pela 1ª vez este elixir dourado e confesso que me custou um pouco. Não estava preparada para a combinação destas especiarias. Espero amanhã ser mais fácil e por aí adiante. Obrigada!

    ResponderEliminar