outubro 11, 2013

The Last Summer Salad

Please scroll down for English version

Unh-unh, eu sei que já vamos quase a meio de Outubro e que vir para aqui agora falar de últimas saladas de Verão parece um tanto ou quanto descabido. Mas tinha esta aqui guardada para vocês, feita especialmente para a despedida do Verão, mas os dias que se seguiram foram bem farruscos e pareceu-me ainda mais descabido. Depois vieram tempos loucos de trabalho, com um showcooking no Mercado de Sabores pelo meio (ai senhores o palco, palco!), em que não consegui um tempinho para me sentar aqui e a salada lá ia ficando numa da centenas de pastas que habitam o meu computador. Esta semana o Verão trocou as voltas ao Outono e resolveu vir dizer olá outra vez e eu resolvi que enquanto der para vestir calções se pode falar de saladas! Mas tem que ser rápido que andam aí rumores que os dias farruscos vão voltar em força!

Esta salada, como todos as que se fazem cá por casa como refeição, assenta na combinação imbatível de um cereal integral com uma leguminosa que nos fornece proteínas de muita qualidade com todos os aminoácidos essencias. É que as suas composições são inversamente proporcionais, sendo que os cereais são especialmente ricos no aminoácido metionina e as leguminosas em lisina, e quando ingeridos em conjunto complementam-se e dão origem a uma proteína completa! E o mais engraçado é verificar que em todas as culturas do Mundo a alimentação sempre se baseou nesta combinação tão natural! Uff! O que eu vibro com estas coisas!!

Neste caso foi o Bulgur, um derivado do trigo muito usado pelo Médio-Oriente e facílimo de preparar, que se juntou ao Feijão Vermelho, bem robusto. Depois foi só juntar os vegetais havia cá por casa, umas azeitonas em salmoura para aproveitar todas as coisas boas dos fermentados, e uma boa dose de ervas aromáticas para um toque fresco... Eh voilá! Diz que é uma espécie de Tabouleh!


Unh-unh, I know that we are almost in the middle of October and that talking about the last summer salad seems somewhat inappropriate. But I had this one that I really wanted to show you, specially made for the Summer farewell, but the days that followed were quite cold and grey so it seemed even more improper. Then came crazy times with lots of work and I could not find the time to sit and talk about this salad so it kept being forgotten in the middle of the hundreds of folders that live in my computer. This week, Summer tricked Autumn and decided to say hello again and I've decided that while one can wear shorts, it's ok to talk about salads! But it has to be really fast, that rumor has it the days are turning cold and grey again!

This salad , like all the others prepared as a main dish, is based on the unbeatable combination of a whole grain with a legume that provides us with a high quality protein with all essencial amino acids. You see, their compositions are inversely proportional , as cereals are especially rich in the amino acid methionine and legumes in lysine, and when ingested together they complement each other forming a complete protein! And the funny thing is to see that in all cultures of the world, food has always been based on this combination so natural ! Uff ! How I LOVE this kind off knowledge!

In this case the cereal was bulgur, a derivative of whole wheat widely used in the Middle East and really easy to prepare, who joined the robust red beans. Then I just added what ever vegetables I had in the fridge, some brined olives filled with all that fermented goodies, and a good dose of herbs for a fresh touch... Eh voila!


Salada de Bulgur com Pimentos Assados, Feijão Vermelho e Couve Penca

Ingredientes (2 pessoas)
150 g de Bulgur
1 Pimento assado e cortado em tirinhas (usei 1/2 Vermelho e 1/2 Amarelo)
300g de Feijão Vermelho cozido
10 Azeitonas em salmoura, descaroçadas e cortadas
2 folhas de Couve Penca, migadas
2 Tomates maduros, cortados em gomos fininhos
1 Cebola pequena, cortada em rodelas bem fininhas
Sumo e raspa de 1/2 Limão
1 molhinho de Salsa, picada
1 molhinho de Hortelã, picada
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta na hora

Preparação
Colocar as rodelinhas de cebola numa taça e temperar com o sumo de limão, um fio de azeite, um pouco de sal e pimenta preta.
Enquanto isso colocar o bulgur num tachinho com o dobro da água, temperar com sal e deixar levantar fervura.
Baixar o lume e deixar cozinhar durante 10 minutos bem tapado.
Desligar e deixar repousar mais 10 minutos.
Quando estiver bem frio, soltá-lo com um garfo, misturar com a cebola e juntar todos os outros ingredientes, envolvendo bem.
Rectificar os temperos e finalizar com as raspas de limão e um fio de azeite


Bulgur Salad with Roasted Bell Peppers, Red Beans and Colaard Cabbage

Ingredients (serves 2)
150 g Bulgur
1 roasted Bell Pepper, sliced (I used 1/2 Red and 1/2 Yellow)
300 g cooked Red Beans
10 brined Olives, pitted and sliced
2 leaves of  Collard Cabbage, minced
2 ripe Tomatoes, sliced
1 small Onion, sliced ​​thinly
Juice and zest of 1/2 lemon
1 small bunch of Parsley, chopped
1 small bunch of Mint, chopped
Olive oil
Sea Salt
Black Pepper freshly ground

Directions
Put the onion sliced in a bowl and season with lemon juice, a drizzle of olive oil, a pinch of salt and black pepper.
Meanwhile place the bulgur in a pot with double the water, season with salt and bring to boil.
Lower the heat and simmer for 10 minutes with the lid on.
Remove from the stove and let sit for 10 minutes, still covered.
When the bulgur its cold, loosen it with a fork, mix with the onions and add all other ingredients, combining
Rectify the seasoning and finish with lemon zest and a drizzle of olive oil.

--


O próximo workshop da Miss Vite vai ser de Saladas de Outono!! Dia 26 de Outubro, às 16H00 no Work It. Vai haver muitas ideias bem reconfortantes para comer em casa ou levar na marmita!


14 comentários:

  1. É verdade que há coisas que se fazem à milenios e, quando pensamos nelas, parece que descobrimos a roda. Como é o caso de combinar os cereais e as leguminosas nas saladas, para termos a proteína completa...
    Ando a ler um livro interessante "Uma horta para ser feliz" (quiçá já a botar o olhinho a um espacinho numa horta urbana) e de facto é mesmo isso: aquilo que se fez durante milénios na agricultura (e que foi descartado aquando da revolução nada revolucionária dos pesticidas e GMO's) é o básico dos básicos a partir do qual deveriamos reger a nossa vida.
    E nem imaginas como também vibro com estas coisas!!!! :D
    Ah, e as saladas são boas todo o ano, só temos que as adaptar às estações: uma salada morna é perfeita para o Outono-Inverno enquanto que uma fria é mais apelativa na Primavera-Verão.

    ResponderEliminar
  2. As saladinha são boas o ano inteiro!!
    Esse workshop de saladas de outono cheira-me a coisa boa :)
    E que pena eu tive de não estar contigo na semana passada e provar o teu brownie.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Sempre com informações preciosas! Não costumo usar bulgur, mas na semana passada comprei uns quantos pacotes numa loja que me indicaram aí no Porto. A verdade é que não sabia bem o que fazer com ele, agora já sei!!!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não me importo nada de comer saladas todo o ano, mas no Inverno são tendem a ser mornas ;)
    Esta salada tem um aspecto óptimo! E é bem completa com a leguminosa e bulgur, é mesmo o meu género de salada. Também já me apercebi desse facto, que a associação destes dois alimentos atravessa imensas culturas. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Devem ficar deliciosa, com esses ingredientes!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  6. Oohh! Que palavras boas!! ♥ Espero-te bem! Beijinhos também com saudades*

    ResponderEliminar
  7. Ai que saudade do verão... e tuas! Quando apareces na minha terra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ooh! obrigada! mas não sei querida... isto anda a um ritmo tão maluco!!

      Eliminar
  8. Nunca é tarde demais para uma "salada de Verão" :D há coisas que sabem sempre bem, independentemente da época do ano :) o quanto eu gosto de comer uma saladinha, e faz tão bem.
    Joana, já ouvi falar tão bem da tua granola de chocolate, que acho que quando chegar a Portugal (estou de momento a estudar fora) vou encomendar!! :) vai fazer as delícias das minhas manhãs.
    Um beijinho,
    C.

    http://she-fell-down-the-rabbit-hole.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehe! essa granola anda a ficar famosíssima!! :) terei muito gosto em fazer uma encomenda para ti... as manhãs mais docinhas de sempre! :)

      Eliminar
  9. Gostava de saber se a couve penca é cozida ou crua. Nunca comi couve penca crua e fiquei na dúvida se a podia utilizar assim. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! A couve é crua mesmo! As folhas da penca normalmente são super tenrinhas mas podes misturar com a cebola e deixar macerar enquanto preparas o resto da salada.

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Facilita-me a vida. Já não vou resmungar tanto quando receber molhos de penca dos avós.

      Eliminar
    3. :) Também são óptimas para acrescentar em sumos ou batidos verdes! ;)

      Eliminar