fevereiro 22, 2013

Azeite de Tomilho, Alho e Pimenta :: Garlic, Pepper and Thyme Olive Oil

Estamos quase no fim de Fevereiro mas ainda tenho prendas de Natal para vos mostrar. Têm sido tantas as aventuras e desventuras, com um gigante projecto novo pelo meio (um dia destes conto-vos tudinho!) que ficaram duas prendas por vos mostrar. Mas mais vale tarde que nunca, certo?

O meu pai é um homem de sabores simples. Por ele havia batatas cozidas e pão em cima da mesa todos os dias. Regados com Azeite, pois claro, que a mesa é mesmo portuguesa! Por isso pelo Natal pensei oferecer-lhe um Azeite mais especial, temperado com os sabores que ele mais gosta e uma pitada de amor. 

Estes azeites aromatizados são perfeitos para dar um toque mais especial a qualquer cozinhado ou salada. Principalmente se forem usados no fim da preparação. E as combinações de sabores são mesmo quase infinitas! Tomilho, orégãos, alecrim, manjericão, gengibre, malaguetas, louro, alho, cascas de citrinos, pimentas... É mesmo uma questão de nos deixarmos levar pelos nossos favoritos!

::

We're almost at the end of February but I still have Christmas gifts to show you. There have been so many adventures and misadventures with a giant new project in the between (one of these days I'll tell you all about it!) that I left two gifts missing from my Christmas series. But better late than never, right?

My father is a man with simple tastes. He could have potatoes and bread everyday and be happy. Drizzled, of course, with Olive Oil, like a true Portuguese  So, his Christmas gift could only be one. A special Olive Oil, seasoned with his favorite flavors and a pinch of love.

Aromatic olive oil are perfect to give a special touch to any meal or salad or cooked. Especially if they are used at the end of the preparation. And the flavor combinations are almost endless! Thyme, oregano, rosemary, basil, ginger, chilies, bay leaves, garlic, citrus peel, peppers... Really, our taste is the limit! 


Azeite de Tomilho, Alho e Pimenta

Ingredientes
500ml de Azeite Extra Virgem (de preferência com uma acidez menor que 0,8%)
2 dentes de Alho
Raminho de Tomilho fresco
1 colher de chá de Pimenta Preta em grão

Preparação
Com a ajuda de um funil verter o azeite para uma garrafa esterilizada.
Colocar os dentes de alho descascados o tomilho e a pimenta preta.
Fechar bem a garrafa com uma rolha nova ou uma tampa específica para servir azeite.
Manter num lugar escuro para preservar o azeite e deixar apurar por 2 semanas antes de usar


Garlic, Pepper and Thyme Olive Oil

Ingredients
500ml Extra Virgin Olive Oil (preferably with an acidity less than 0.8%)
2 Garlic cloves
Thyme sprig
1 tsp Black Peppercorns

Directions
With a funnel pour the olive oil to a sterilized bottle.
Put the peeled garlic cloves, thyme and black pepper.
Close the bottle with new cork or a specific cap to serve olive oil.
Keep in a dark place to preserve the olive oil and let it rest for 2 weeks before using.


20 comentários:

  1. Uma linda oferta numa linda garrafa. Eu por acaso este ano tambem ofereci azeite aromatizado.

    Beijinhos e fico a aguardar as novidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca me tinha lembrado de oferecer e foi mesmo a prenda perfeita! :) Beijinhos*

      Eliminar
  2. um azeite aromatizado é sempre um óptimo presente :)
    gostei da parte do gigante projecto :) wish you all the best*** beijinhos e bom fds**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! :) Uuff! Ainda acho que é muita areia para mim mas aos poucos está a ganhar forma! Qualquer dia desvendo a surpresa! ;) Beijinhos*

      Eliminar
  3. gosto da ideia (tinham-me referido que seria bom colocar o azeite no lume, sem deixar ferver e depois juntar os aromas vejo que também resulta assim
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também já vi assim. Mas acho que não vale a pena aquecer, os sabores acabam sempre por aromatizar e preserva todas as qualidades do azeite.

      Eliminar
  4. Adoro azeites aromatizados (adoro com tomilho e alecrim!).
    Tão bom para temperar saladas e oferecer.
    Essa do projecto gigante já me deixa curiosa!!! Vem aí coisa boa :)
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  5. Optimo aspecto, bonita garrafinha.. eu este ano fiz vinagre de tomilho :) beijos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uuuhhm! Também deve ser muito bom! O meu próximo post vai ser o queijinho de cabra inspirado no teu! ;)

      Eliminar
  6. Tem muito bom aspecto.
    Os dentes de alho colocam-se inteiros ou partidos aos bocados?
    Onde é que posso arranjar uma garrafa dessas? Gostei imenso.

    Boas receitas =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo! Eu coloquei os alhos inteiros mas ligeiramente esmagados. A garrafa comprei numa casa de vidros da Marinha Grande que há aqui no Porto.

      Eliminar
  7. Tem muito bom aspecto este presente :)

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Essa loja fica em frente Rivoli?
    Eu também sou cá do Porto. E gostei imenso dessa garrafa.

    Obrigado por partilhares!

    Boas receitas =)

    ResponderEliminar
  9. Lindo e super saboroso!! Realmente ainda estou muito indignada por só ter descoberto hoje este blogue fabuloso! parabéns!!
    E, pelo que vejo, já toda a gente conhece... :) LOL
    Beijooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Obrigada!! Também já fui espreitar o Clavel's Cook que também não conhecia! Já foi para a lista das leituras diárias! Beijinhos*

      Eliminar