janeiro 16, 2013

Frutos Secos Caramelizados com Mel :: Honey Caramelized Nuts


Please scroll down for English version

Todos os anos por altura do Natal, o Rossio de Viseu enche-se de umas castiças cabaninhas de madeira num aconchegante mercadinho de produtos regionais. E todos os anos os meu irmão gosta de lá passar para comprar nozes caramelizadas a um senhor que as faz em casa. Deliciosas mas cheinhas de açúcar!!

Este Natal quis-lhe fazer uma versão mais saudável e ofereci-lhe um saquinho destes Frutos Secos Caramelizados com Mel. Claro que foi impossível não ir roubando do tabuleiro enquanto arrefeciam! Crocantes e deliciosamente pegajosos ao mesmo tempo, com um subtil toque de cayena que faz toda a diferença. Tenho de fazer um tabuleiro para mim rapidamente!

São óptimos enquanto snack por si só, mas deixaram-me a sonhar com outras coisas boas... Só os consigo imaginar em cima de um iogurte natural e fruta fresca, em papinhas de aveia e parece-me que encontrar um ou outro numa salada deve ser simplesmente divinal!



Every year, at Christmas, the Viseu Rossio becomes this little cozy market place with the cutest wooden huts selling regional products.  And every year my brother likes to stop by and get some caramelized walnuts that an old man makes at home. Delicious but filled with sugar!!

For this Christmas I wanted to make him a healthier version like this Honey Caramelized Nuts. So good that it was impossible not to steal from the tray while it cooled! Crispy and deliciously gooey at the same time, with a subtle touch of cayenne that makes all the difference. I definitely have to make a batch for myself! And soon!

This nuts are great as a snack by themselves but they left me dreaming of some other delicious things... I can't stop thinking of them topping a natural yogurt with some fresh fruit, an oatmeal breakfast and it seems to me that finding one or other in a salad must be heaven!



Frutos Secos Caramelizados com Mel

Ingredientes
140gr de Frutos Secos (usei Nozes, Amêndoas e Avelãs)
1 colher de sopa de Mel (ou Xarope de Ácer para uma versão vegan)
1 colher de sopa de Malte de Cevada
1/3 colher de chá de Pimenta Cayenna
1 pitada de Sal Marinho

Preparação
Ligar o forno para ir aquecendo e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Num tachinho aquecer o mel e o malte de cevada juntamente com a pimenta cayena e o sal, misturando sempre até que fique mais líquido.
Picar grosseiramente os frutos secos e colocá-los numa taça.
Verter o mel sobre os frutos secos e misturar até que fiquem totalmente cobertos.
Espalhar os frutos secos no tabuleiro e levar ao forno por 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Deixar arrefecer completamente antes de guardar num recipiente hermético.



Honey Caramelized Nuts

Ingredients
1 cup of Nuts (I used Walnuts, Almonds and Hazelnuts)
1 tbs Honey (or Maple Syrup for a vegan version)
1 tbs Barley Malt
1/3 tsp Cayenne Pepper
Dash of Sea Salt 

Directions 
Preheat oven and line a large baking tray with parchment paper.
In a small pan heat the honey, barley malt, cayenne and salt, stirring until it starts to thin.
Roughly chop the nuts and put them in a bowl.
Pour the honey mix and mix to cover all the nuts.
Spread the nuts on the baking tray and bake for 15 minutes, stirring occasionally.
Let cool completely before store in a airtight container.


Adaptado daqui. Adapted from here.


::


O Passe Vite está na corrida para o Blogue de Culinária do Ano! Quem quiser votar pode fazê-lo uma vez por dia na categoria "Culinária / Gastronomia", aqui. Obrigada! 

Passe Vite is running for Culinary Blog of the Year! If you want to vote, you can do it once a day, in the category "Culinária / Gastronomia", here. Thank You! 


20 comentários:

  1. ui tãããão bom!!!
    leva umas amanhã para eu provar! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ihihihih! quem me dera! tenho de fazer um tabuleiro para mim que estas foram todinhas para o meu irmão! ;)

      Eliminar
  2. Um pergunta talvez um bocadinho estupida mas... malte de cevada é aquela cevada soluvel ou não tem nada a ver? Onde posso encontrar?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Malte de Cevada é um xarope doce obtido através de um processo que envolve a germinação dos cereais. Tem um travo único, um pouco amargo e que eu acho delicioso, um pouco tipo o melaço de cana. Encontra em qualquer loja de produtos naturais. *

      Eliminar
    2. Ahhh, ok.
      Obrigada, vou comprar :)

      Eliminar
  3. isto deve ser muito bom, tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Oh pah.. a minha sogra tb adora eu fiz-lhe para o Natal mas de amendoim e feita monga meti na wok, resumindo lá se foi uma wok :( Devia ter feito como tu e meter no forno. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xxxii!! imagino!! no forno é melhor e mesmo assim convém forrar o tabuleiro com papel vegetal. às vezes também faço com cada disparate... enfim! devia de haver um ctrl+z verdadeiro! ;)

      Eliminar
  5. Faceis, rapidos de preparar e com um aspecto delicioso. O que mais se pode pedir para o Natal? Excelente receita e aposto que o toque de pimenta da-lhe um sabor especial.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O que eu adoro isto... Acho que vou ter mesmo de experimentar :-)

    ResponderEliminar
  7. Hum tão bom, apetece mesmo petiscar e tirar mais uma e uma... atrás da outra. Adoro este tipo de frutos secos caramelizados!! E devem ficar tão bem com o iogurte e fruta do pequeno-almoço e numa salada :) Fiz com amêndoas e canela no natal para oferecer e não resisti a roubar :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih! Isto de se fazer prendas cosmetíveis... Temos sempre de provar! ;) Beijinho*

      Eliminar
  8. Olá! Venho cá de vez em quando espreitar as fotos e as receitas e hoje tive mesmo de deixar uma mensagem de parabéns: pelas fotos, pelo entusiasmo com que descreve a sua relação com a cozinha, pelo cuidado no grafismo do blog e pela vontade que provoca nos leitores de se dedicarem mais à cozinha vegetariana e saudável...
    O Le Passe Vite inspira-me e já o dei a conhecer a amigas que também gostam de coisas boas e bonitas :)
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa... Obrigada! O Passe Vite é o amor da minha vida e palavras dão-me a certeza que estou no caminho certo. Deixou-me de sorriso de orelha a orelha! Beijinho*

      Eliminar
  9. Ai que bom, eu adoro frutos secos com tudo, mas caramelizados era uma perdição :) ainda por cima com esse toque misterioso de pimenta cayenne...

    ResponderEliminar
  10. e pronto, mais uma receita do Passe Vite que vai para a minha listinha para experimentar! vai ser é dificil encher um frasquinho hehe porque elas vão-se umas atrás das outras :) lindas as fotos, como sempre :)
    (ainda me vais converter a vegetariana hehe :)

    ResponderEliminar