dezembro 31, 2012

Scones de Pêra e Especiarias Chai



Um coração cheio. É o que levo deste ano incrível. O ano em que transformei a minha vida e que preenchi os meus dias de sonhos e conquistas. Olhando para trás, é inevitável o sorriso que se forma ao mesmo tempo que uma lágrima teima em espreitar. Passam-me pela memória todas as experiências, todos os momentos e todas as pessoas que me inspiraram e que me fazem querer continuar a sonhar, a crescer e a aprender. Estou finalmente no meu caminho.

E à medida que vou escrevendo estas palavras sinto-me a transbordar de uma quentinha gratidão... Nada disto teria tido o mesmo sabor sem vocês desse lado. Obrigada por terem partilhado comigo este ano. Acho que nunca vou conseguir explicar o que sinto com o vosso carinho, as vossas palavras deliciosas, as vossas aventuras entre tachos.

Espero que o novo ano vos encha de amor e sorrisos e que vos leve mais perto de todos os vossos sonhos!



Para começar bem o ano deixo-vos estes Scones de Pêra e Especiarias Chai, a companhia perfeita para dias preguiçosos. E acho que todos concordamos que não há dia mais preguiçoso que o primeiro do ano... Afinal esta noite quer-se bem longa, passada entre amigos e família! ;)

Happy New Year!!


Ingredientes (8 scones)


125gr de farinha de trigo integral
60gr de farinha de espelta
60gr de amido de milho
50gr de açúcar mascavado
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
3 cravinhos
3 vagens de cardamomo
1/4 de noz moscada ralada na hora
1 pitada de pimenta preta moída na hora
1/2 colher de chá de sal marinho
40gr de ghee ou manteiga
3 pêras maduras
1 ovo do campo
80gr de iogurte natural
1 colher de chá de essência de baunilha


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo.
Abrir as vagens de cardamomo e colocar as sementes num almofariz.
Moer juntamente com os cravinhos e o sal.
Numa taça grande misturar as farinhas, o açúcar, o fermento e todas as especiarias.
Acrescentar o ghee e misturar com as mãos até se parecer com areia.
Lavar as pêras, cortar em pequenos cubos e acrescentar à massa.
Numa outra taça misturar o ovo com o iogurte e a baunilha.
Juntar à massa a e mexer delicadamente até encorporar.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e cobrir com um pouco de farinha.
Transferir a massa para o tabuleiro, formar um círculo e esticar até ter mais ao menos 2 cm de grossura.
Com uma faca enfarinhada cortar 8 fatias (vai parecer um pouco impossível, mas resistam a tentação de colocar mais farinha, assim os scones ficam mais fofos).
Salpicar os scones com um pouco de açúcar mascavado e levar ao forno entre 20 a 25 minutos.


Receita daqui.


9 comentários:

  1. como é bom ver que apesar de um ano dificil 2012 foi um ano de mudanças boas e decisões importantes, que fazem as pessoas felizes :)
    espero que 2013 seja um ano ainda melhor, de muito sucesso e muitas concretizações :)
    para o primeiro dia do ano preguiçoso tenho o teu bolo de cenoura e cobertura de iogurte :) para um dia preguiçoso mas de novas resoluções :) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente partilha como sempre! Pêra e especiarias chai num mimo desses deve ser delicioso :)
    Nunca experimentei fazer scones, e já sei por onde começar!

    Agora que li o teu post, também vejo 2012 com alegria e saudade, até porque foi um ano de grandes mudanças na minha vida...
    E fico muito feliz por ter sido um ano em que também concretizaste desejos e sonhos! E se 2012 levou ao sucesso do Le Passe Vite, prevejo que 2013 será ainda melhor!

    Beijinho! Um excelente 2013 Miss Vite

    ResponderEliminar
  3. Feliz 2013! E é sempre um prazer tão grande passar por aqui e ver o carinho que imprimes em cada receita, impossível não nos sentirmos em casa :)

    ResponderEliminar
  4. É sempre e será sempre um prazer passar por cá, ler-te e ver as tuas receitas. Fico muito feliz por este ano que passou ter sido tão doce para ti. De coração cheio e feliz.
    E os scones, já andava a sentir-lhes o cheirinho! Adorei. Pêra e especiarias, um perfume a espalhar-se neste dias de preguiça e conforto.
    Desejo-te um Bom Ano miss Vite, cheio de sonhos e projectos realizados!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Que bonitas cores, adorei como sempre as tuas fotografias! Que este ano te traga tudo de bom!! beijos

    ResponderEliminar
  6. Nada como encontrar o próprio trilho. É o momento de todos os porquês que nos levou até aí. Eu, da minha parte fico muito feliz por ter encontrado este espaço cheio de bom gosto. Um Bom 2013.

    ResponderEliminar
  7. Afinal 2012 nao sao so mas noticias, no meio de todas as desgracas existem sempre pessoas felizes e que vem os seus sonhos tornar-se realidade, acredito que foi assim para muitas pessoas. Espero que 2013 te traga ainda mais alegria e muito sucesso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. precisava agora duma fatia com o meu chá!
    delicioso!
    bom ano Miss vite ;)

    ResponderEliminar
  9. Este bolo tem um ar maravilhoso. Até consigo sentir os sabores na minha imaginação!

    ResponderEliminar