outubro 11, 2012

Pizza de Figos, Queijo de Cabra e Ervas

Nunca gostei de Figos. Cresci com uma grande figueira no quintal, pois, eu sei, a velha história das nozes a quem não tem dentes, mas nunca consegui provar um. Fazia-me impressão aquela textura estranha e nunca mais me vou esquecer do dia em que abri um e estava cheio de bichinhos. Para mim eram mais uma panca dos adultos, ficavam doidinhos com aquilo. E no fim do Verão era um rodopio de volta da árvore que só visto!

Mas este ano decidi que estava na altura de perceber esse burburinho todo por causa dos Figos. É que desde que vi esta pizza que fiquei a sonhar com ela e não podia deixar de a provar só por causa de um pormenor técnico como ai-não-gosto-de-figos, não é verdade? A prova de fogo foi no mercado biológico do Parque da Cidade, com direito a público e tudo! Enchi-me de coragem e lá dei uma trinca... Naquele momento percebi tudo. Espantosamente doces e com uma complexidade de texturas sublime, a polpa suculenta, o crocante das pequenas sementes e a pele suave. Sim, naquele momento entrei definitivamente no clube!

Vim para casa já de água na boca a pensar no que me esperava, a imaginar o doce destas pequenas maravilhas entre o salgado do Queijo de Cabra e os aromas das Ervas Aromáticas e do Vinagre Balsâmico. Uuuhmmm! Nunca o caminho me pareceu tão longo!








Sei que já vem um bocadinho tarde mas se ainda encontrarem Figos no mercado por favor experimentem esta pizza. Prometo que vai ser das melhores que já alguma vez provaram!


Ingredientes

Massa (para 6 bases)

375g de Farinha de Trigo
375g de Farinha de Trigo Integral
1 saqueta de Levedura Seca
480ml de Água morna
2 colheres de sopa de Sal Marinho

Pizza
Figos Pingo de Mel
Queijo de Cabra 
Salva, Tomilho e Oregãos
Mozzarela ralada
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Vinagre Balsâmico


Preparação

Massa
Numa tigela grande dissolver a levedura na água morna e deixar repousar 5 minutos.
Misturar a farinha de trigo e o sal.
Lentamente ir misturando a farinha de trigo integral, mexendo sempre até a massa começar a descolar da taça.
Colocar a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e trabalhá-la com as mãos até que fique bem macia e elástica durante cerca de 10 minutos.
Formar uma bola com a massa e voltar a colocá-la na tigela.
Cobrir com um pano e deixar crescer durante 2 horas até duplicar de tamanho.
Cortar a massa em 6 porções, formar pequenas bolas, cobrir e deixar repousar mais 30 minutos.
Esticar uma das bolas numa superfície enfarinhada até formar um círculo (não precisa de ficar perfeitinho, até gosto mais das pizzas meias tortas).
Embrulhar as outras bolas de massa em película anti-aderente e congelar até 3 meses.

Pizza
Ligar o forno para ir aquecendo.
Transferir a massa de pizza esticada para um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Dispôr o queijo de cabra em pedaços e os figos cortados em fatias a gosto sobre a massa.
Espalhar as ervas aromáticas pela pizza e temperar com sal e pimenta preta.
Salpicar com a mozzarella ralada e levar ao forno cerca de 20 minutos.
Servir com um fio de vinagre balsâmico.


Adaptado daqui.


13 comentários:

  1. Hmmm :) Ainda bem que te deixaste encantar pelo charme dos figos! Fazes-me lembrar a minha irmã, também era assim, são pancas, depois passamos a adorar as coisas que até então detestávamos!
    Beijinho e boas criações*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! Às vezes metemos coisas na cabeça e nem se sabe bem porquê! Ainda bem que evoluímos! ;) Beijinhos*

      P.S. Adoro fazer massas e esta correu-me mesmo bem! Acho que também tenho uma pasteleira dentro de mim! :)

      Eliminar
  2. que fotos lindas! simplesmente deliciosas :)
    eu adoro figos mas em pizza nunca provei! fiquei cheia de vontade :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada querida! também fiquei contente com estas fotos! ando a gostar assim de ambientes mais escuros e acho que resultou bem com a pizza. :) kiss kiss*

      Eliminar
  3. Essa pizza está com um aspecto delicioso!!
    Estou com muita vontade de experimentar... mas figos bons... Mmmm...está-me a parecer que só para o ano :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...já veio um bocadinho tarde! entre as asáfamas de entregas e problemas informáticos não consegui publicar mais cedo. para o ano eu lembro! ;)

      Eliminar
  4. É de fazer crescer água na boca! Tanta, que ao ver na semana passada a foto, resolvi fazer uma pizza com figos e queijo também :) Figo e queijo, uma combinação adorável. Fotos lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. perfeita mesmo! o doce com o salgado é divinal! ;) beijinhos*

      Eliminar
  5. Olá Miss Vite!

    Antes de qualquer outra coisa, muuuuitos parabéns pelo Blog. Delicioso, autêntico, bonito e muito quentinho.

    Quanto à pizza, eu à falta de figos, faço a mesmissíma coisa com uma boa compota de figos. Fica maravilhoso, porque o sabor está lá, e com o forno a compota derrete um bocadinho e fica divino....
    Experimente.

    Beijinhos
    Miriam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uuuhhmm!! isso parece ser divinal!! e assim podemos fazer esta pizza o ano todo! ideia de génio! ;) *

      Eliminar
  6. Gracias! É sempre bom conseguir trazer uma ideia nova num blogue como o teu...Acho que já ganhei o dia ;)))))).
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Miss Vite. Adoro as suas sugestões gastronómicas. Queria esclarecer uma dúvida relacionada com a levedura uma vez que há saquetas de diferente tamanho/quantidade. Qual é o tamanho que usa?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula! :) Vai com algum delay, mas costumo usar as de 11 gramas.

      Eliminar