outubro 31, 2012

Beringelas no Forno com Buttermilk e Romã



A receita da capa d'O Novo Vegetariano. Os planos para a inaguração do livro eram outros, mas não consegui resistir a estas beringelas... Ali na prateleira, sempre a fazerem-me olhinhos, vestidas a rigor e enfeitadas com os seus pequenos rubis. Quando me apercebi desta paixão fulminante já não havia nada a fazer a não ser esperar pacientemente pela primeira romã da estação! Afinal quem sou eu para negar estas vontades entre os meus tachos e o meu coração?

A espera não foi nada fácil mas, como em todos os casos de amor dignos de seu nome, tornou tudo ainda mais delicioso. Quando finalmente consegui trazer uma para casa percebi que tinha valido a pena cada segundo e enquanto me deliciava as palavras do Ottolenghi fizeram perfeito sentido... Paraíso culinário! O contraste dos pequenos gomos doces da romã com a beringela robusta e carnuda é qualquer coisa que toca o divino.




Eu sei que as abóboras são a ordem do dia, mas as saudades de partilhar com vocês as minhas aventuras são tantas que não quis esperar nem mais um segundo. Tempo é coisa que não têm abundado por aqui, os dias têm passado a correr, afundada em fichas técnicas, folhas excell outras coisas que tais... É que isto de realizar sonhos dá trabalho! E a verdade é que agora que a coisa está aí mesmo ao virar da esquina, aquele apertozinho no estômago voltou mascarado de uma ligeira sensação de pânico... Trick or treat?


Ingredientes (para 2 pessoas)

2 Beringelas
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Alho em pó
Azeite
Tomilho Limão
1 Romã
Raspas de 1 Limão

Molho
140ml de Buttermilk*
100g de Iogurte natural
1 colher de sopa de Azeite
1 dente de Alho pequeno e esmagado
Sal


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Cortar as beringelas a meio, no sentido do comprimento.
Com uma faca afiada fazer3 a 4 cortes paralelos, do lado da polpa da beringela e sem chegar à pele.
Repetir no ângulo oposoto de forma a criar uma grelha.
Colocar as beringelas, com o lado cortado para cima, no tabuleiro e pincelar com um pouco de azeite.
Temperar com o sal, pimenta, alho em pó e o tomilho.
Levar a assar 35-40 minutos, até ficar dourada e os cortes abrirem.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.

Enquanto as beringelas estão no forno, preparar a romã e o molho.
Cortar a romã ao meio e na horizontal.
Segurar metade por cima de uma tigela com o lado cortado pousado na mão e bater a casca com uma colher de pau até as sementes começarem a cair na tigela.
Lavar as sementes e retirar qualquer bocadinho de casca que possa ter caído.
Misturar todos os igredientes do molho e verificar os temperos.
Reservar no frio até ser preciso.

Para servir, espalhar o molho por cima das beringelas.
Salpicar com as raspas do limão e as sementes da romã.
Decorar com folhinhas de tomilho e um fio de azeite.
Servir como entrada com umas fatias de pão rústico torrado.


*Misturar uma colher de sopa de sumo de limão no leite e deixar coalhar durante 10 minutos.

12 comentários:

  1. bem me parecia familiar a foto :)
    ainda bem que não resististe a partilhar esta maravilha :)
    as fotos estão fantásticas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. joaninha, não me queres explicar melhor como se faz esse molho?? (tipo quanto limão leva o leite para ser buttermilk?!) ou é só misturar tudo?! MERCI!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...é só misturares uma colher de sopa de limão, esperares 10 minutos e voilá! ;)

      Eliminar
  3. As fotos estão perfeitas!!
    E também eu ando curiosa com esta combinação do livro... as minhas romãs na árvore são poucas mas já têm destino! E este é um deles.
    Pequenas pérolas, pequenos rubis, que nos encantam. Adorei.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas a tuas beringelas, sabes é um legume que não reina muito cá em casa.. não sei porque ! Tenho de seguir a tua sugestão e o fazer mais vezes. um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também nunca foram dos meus legumes favoritos... mas assim assadas são óptimas! depois dá para fazer uma data de coisas boas como baba ganoush ou risoto... ;)

      Eliminar
  5. estão iguais ;) eu estreei o livro com as lentilhas e beringela grelhadas (yummmyyy!!!) e tb já me aventurei na paella de vegetais! bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com este livro o difícil vai ser não as fazer todas! ;) a minha próxima é a polenta de cogumelos! *

      Eliminar
  6. Acabámos de seguir a deliciosa receita.... ficaram maravilhosas e voltamos a fazer as pazes com a beringela cá em casa.... Muito obrigada pela deliciosa partilha... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente as beringelas não têm muitos amigos! Mas assim enfeitadas conquistam qualquer um! ;)

      Eliminar
  7. ottolenghi made my world psychedelic in flavor profile. i adore this man and his books. i look forward to making this beautiful share. as i type, i am getting hungrier and hungrier.

    ResponderEliminar