julho 26, 2012

Guacamole


Sim, eu sei... está tudo curioso para saber como foram os Jardins! E eu também estou a morrer de vontade para vos contar tudinho, mas primeiro ainda tenho de conseguir escolher as melhores fotografias para mostrar. É que entusiasmei-me assim um bocadinho com a máquina! Estou a contar ter tudo pronto amanhã e logo, logo, vão ficar a conhecer os pormenores de uma das melhores semanas de sempre!

No entretanto deixo-vos com esta iguaria com sabor a destinos longínquos. É que com o calor dos últimos dias, e as férias mesmo ao virar da esquina, já só sonho com viagens e o terminal Passe Vite teve de voltar a abrir os hangares! E assim, num abrir e fechar de olhos, enterrei os pés numa praia de areia branca e mar turquesa perdida algures na Riviera Maya... Uuuuhmm! Os incríveis poderes de um simples Guacamole!

Este maravilhoso dip tem origens tão antigas como os próprios Mayas e diz-se que a verdadeira receita indígena era enriquecida com cacau puro! Hoje há várias formas de o fazer, uns usam tomate, outros não, e há até quem goste de acrescentar natas ou requeijão, mas eu gosto assim, simples e verdinho, um verdadeiro puré de Abacate bem temperado!

Cá por casa vai bem com tudo, no pão, com tostas de milho frito (descobri finalmente umas de produção biológica e só com farinha e óleo), como maionese (têm de experimentar com os Hambúrgueres de Aveia e Noz... Di-Vi-Nal!), e chega a ser muitas vezes um delicioso e leve jantar de Verão. É sem dúvida a melhor forma de aproveitar todas as super-propriedades do Abacate, muito rico em óleos saudáveis, ferro, magnésio, vitaminas C, E e B6 e de todas as frutas é a que possui mais proteínas e vitamina A. Só coisas boas! Para escolher, dêem preferência aos de cultivo local (é difícil, eu sei, mas de vez em quando lá vão aparecendo), e devem estar com a casca verde bem escura, firmes mas cedendo um pouco ao toque.


Ingredientes (2-4 pessoas)

2 Abacates médios, maduros mas firmes
1/2 Cebola
1/2 Malagueta Vermelha
Sumo de meio Limão
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Coentros

Preparação

Cortar os abacates ao meio e retirar o caroço.
Com uma colher tirar a polpa, colocar numa taça e esmagar com um garfo.
Picar a cebola, a malagueta e os coentros num processador de comida.
Juntar ao abacate e misturar com o garfo, continuando a esmagar.
Acrescentar o sumo de limão, os coentros e temperar com sal e pimenta.
Misturar e verificar os temperos.


Aconselho a começar com esta receita, depois podem ir acrescentando mais cebola, malagueta e temperos ao vosso gosto até descobrir a vossa fórmula perfeita. Se quiserem usar tomate devem misturar só na altura de servir.


2 comentários:

  1. espero que "os jardins" tenham corrido às mil maravilhas :) fico ansiosa por ver as fotos. de certeza que estão fenomenais como este guacamole! um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Hmmm fantástico, adoro Guacamole e o teu ficou mesmo como eu gosto. Beijos e ficamos aguardar as novidades.

    ResponderEliminar