maio 17, 2012

Saag Paneer

E cá estou finalmente de volta depois de duas longas semanas de ausência! Depois de uns dias literalmente de molho, a lutar contra a presença de entidades hostis na minha garganta, deu-se uma exaustiva busca pela minha nova casa. E quando já estava quase a desesperar, encontrei-a! Ainda não é a casinha dos meus sonhos com um quintal, mas adoro-a e acho-a perfeita para o início desta nova fase. Agora só penso nela e o meu tempo ficou dividido entre a cozinha e os sites de decoração. Sim porque vai ser uma verdadeira aventura mudar uma vida de 7 anos de um T2 para um T0, por isso toda a ajuda em ideias de organização e arrumação é muito bem vinda! Esperam-me dias bem atarefados, mas ando a fervilhar de sonhos e ideias e mal posso esperar pela mudança. Afinal vai ser casa nova, cidade nova, vida nova!

Mas vamos ao que interessa, não fosse o Passe Vite um blogue de aventuras entre os tachos! Para hoje trago a tão prometida, e já muito atrasada, 2ª paragem pela Índia. Este Saag Paneer não é mais que um caril de espinafres servido com cubinhos crocantes de paneer frito mas é bem capaz de ter sido dos meus pratos favoritos quando por lá andei. Adoro as diferenças de textura entre a cremosidade dos espinafres com o crocante do queijo e das sementes de sésamo torradas. Passa-se um tempinho a arranjar os espinafres, é certo, mas prometo que compensa!


Ingredientes (para 2 pessoas)

500gr de Espinafres lavados e arranjados
1 colher de sopa de Manteiga sem sal
200gr de Paneer
1 Cebola
2 dentes de Alho
1/2 Malagueta Vermelha
1/2 colher de sopa de Gengibre fresco ralado
1/2 colher de sopa de Mistura de Especiarias Indianas*
1/4 colher de chá de Açafrão
1 copo de Buttermilk**
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Sumo de Limão e Sementes de Sésamo para servir

Preparação

Picar os espinafres e reservar.
Em lume médio fritar o paneer cortado em cubinhos num pouco de manteiga até começarem a ficar dourados (verificar se todos os cubinhos estão em contacto com a frigideira e usar uma espátula para os ir virando de vez em quando).
Numa panela grande refogar a cebola picada com a manteiga e um pouco de sal.
Quando a cebola amolecer, juntar os alhos picados, o gengibre a mistura de especiarias, o açafrão e a malagueta vermelha também picada.
Deixar cozinhar por 1 minuto ou 2 mexendo sempre.
Juntar os espinafres (todos de uma vez se possível) e deixar cozinhar até amolecerem.
Acrescentar o buttermilk e mexer suavemente.
Verificar os temperos e rectificar se necessário com o sal e a pimenta preta.
Entretanto tostar as sementes de sésamo numa frigideira anti-aderente.
Servir o caril de espinafres com os cubinhos de paneer fritos, salpicado com as sementes de sésamo e sumo de limão.

*Há várias misturas de especiarias que se podem comprar, mas também podem facilmente fazer em casa ao vosso gosto. É só moer num almofariz as especiarias que mais gostam e guardar num frasquinho!Para esta mistura usei sementes de coentros ligeiramente torradas, cardamomo, cravinho, caril e um pouco de canela.

**Nunca encontrei buttermilk à venda mas é muito simples de se fazer em casa também. É só misturar uma colher de sopa de sumo de limão num copo de leite e deixar coalhar durante 10 minutos.

Adaptado daqui.

3 comentários:

  1. Bem vinda de volta :)
    E que delicioso regresso o teu! Ainda não experimentei esta coisa do paneer, já combinei com a minha colega para experimentar, mas o tempo foge-nos entre os dedos!
    Desejo-te muitas felicidades para a tua nova fase da vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! ♥

      Experimenta o Paneer, vais ver que é super fácil, só temos mesmo que preparar com um bocadinho de antecedência pois tem de ficar 2 horitas a escorrer, de resto é easy as a pie! ;)

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Um dos meus pratos indianos favoritos.

    ResponderEliminar