abril 04, 2012

Um Jantar com Sabor a Jazz

Como alguns de vocês viram no Facebook, na semana passada foi a estreia oficial do Passe Vite no mundo do catering! Pela primeira vez na minha vida servi um jantar a pessoas totalmente desconhecidas. E, claro, adorei!

Tudo graças a um telefonema que recebi a menos de 24 horas do dito jantar. Eram já quase 9 da noite quando o meu telemóvel tocou e do outro lado ouço: "Amanhã vou dar um concerto e os músicos são vegetarianos. Queres cozinhar para eles?" ...acho que o meu coração parou por uns segundo! Um jantar para amanhã? Para 7 pessoas? Tento disfarçar a emoção, peço para desligar e digo que já voltava a ligar. 3 voltas pela casa depois, lá volto a ligar para dizer a única resposta possível, claro que sim! Depois de algumas perguntas, em que fico a saber que um deles é Macrobiótico, lá ficam os pormenores acertados, jantar para 7 às 19H30 no Conservatório de Coimbra.

E quase imediatamente começou a minha maior aventura culinária até agora (sim, porque quero muitas, muitas mais assim!). Com livros a saltarem das prateleiras e a cabeça a mil para tentar criar uma ementa deliciosa e que estivesse de acordo com os princípios da Macrobiótica. Escusado será dizer que mal dormi nessa noite!

Mas a manhã lá chegou e assim que decidi o que ia ser o jantar, aquela ligeira sensação de pânico foi desaparecendo. Decidi que ia fazer um jantar temático e com o calor tórrido que estava fui buscar inspiração ao México: Guacamole, Chili de Três Feijões, Tzatziki* (aqui a rota desviou-se para os lados da Grécia), Limonada de Lima com Gengibre, Hortelã e Sementes de Chia e para a sobremesa Morangos com Canela, Anis e Hortelã. Ementa decidida e ingredientes comprados agora era meter mãos à obra!

E lá passei mais um fantástico dia de volta dos meus tachos, desta vez sem grandes peripécias, e com a calma de quem está a fazer aquilo que gosta. Acho que a adrenalina só voltou a dar de si quando comecei a arrumar as coisas para levar para o jantar! Aí sim, posso admitir, que as borboletas na barriga voltaram a entrar em turbilhão!

Pode não ter havido peripécias na cozinha, mas quando cheguei ao Conservatório tinha acabado de haver um mal entendido e afinal os músicos já não iam jantar lá! E já nem eram vegetarianos! Coisas de artistas...

Mal entendidos à parte, o jantar foi servido na mesma para o staff do concerto e com toda a pompa e circunstância que tinha planeado para os músicos, claro! Eu também me juntei e jantei com eles... Foi um daqueles jantares mesmo ao meu gosto, descontraído, com as pessoas a servirem-se umas às outras, pão partido com as mãos, muita conversa e a acabar com os pratos bem vazios e nódoas de vinho tinto na mesa! Para muitos foi a primeira refeição vegetariana que comeram e a julgar pelo quase nada que sobrou, acho que posso dizer que foi um verdadeiro sucesso!

Depois foi o concerto. Uma sobremesa divinal! Eu só ia ver um bocadinho, mas acabei por me perder no contrabaixo do Carlos Bica, na guitarra do Frank Möbus e na bateria do Jim Black, que juntos formam o trio Carlos Bica & Azul. Muito, muito bom! Podem-se ter baldado ao meu jantar mas compensaram bem com aquela hora e meia que passou a voar. Não consegui tirar fotos às iguarias do jantar, por isso deixo-vos um bocadinho do que foi o concerto, e aqui podem ouvir os três ao vivo.





Não podia deixar de agradecer ao Pedro Rocha Santos da JACC Records pela fantástica oportunidade, a todos os que me deram dicas de Macrobiótica na minha família vegetariana virtual e às minhas queridas ajudantes Sara e Cláudia pelo contributo precioso de lavarem a pilha de loiça que ficou na cozinha! Ah! E claro, aos provadores oficiais do 1º Jantar Le Passe Vite pelos elogios tão deliciosos!


*Tzatziki é um molho tradicional Grego, feito com Iogurte, Pepino e Hortelã. Um dia destes faço outra vez e conto tudo aqui no Passe Vite!

 


6 comentários:

  1. Que estreia deliciosa, como só podia! parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marujinha!! Foi tão bom que só quero fazer mais e mais! Para sempre! ;) *

      Eliminar
  2. Que bom Joana! Fico mesmo feliz por essa estreia em grande!
    beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolina!! :) Espero mesmo que haja muitos mais assim! Beijinhos*

      Eliminar
  3. Excelente estreia!
    .. e venham mais!! :))

    ResponderEliminar
  4. gosto muito, muito deste post. por tudo e pelas fotos :)

    ResponderEliminar