abril 23, 2012

Risoto de Cogumelos Paris e Ervilhas Tortas com Pinhões Torrados

Tinha metido na cabeça que não gostava de Risotos... Não conseguia entender todo o reboliço à volta do que eu pensava ser um mero prato de arroz "corridinho" cheio de gordura.

Sem nunca provar, pensei isto até ao dia em que uma amiga me fez um para o jantar. Risoto de Abóbora... Foi amor à primeira garfada! Deliciosamente cremoso e a transbordar com os sabores de sempre, alho, louro e vinho branco. Aí, sim, percebi o que tinha andado a perder!

Mas ainda demorou algum tempo até me aventurar no maravilhoso mundo dos Risotos... A inspiração chegou juntamente com um molhinho de Ervilhas Tortas bem verdinhas que trouxe do mercado. A ideia era ter feito um prato mais Primaveril com elas, mas o Inverno parece que veio reclamar os seus dias de ausência, os tachos levaram-me para este Risoto de Cogumelos Paris e Ervilhas Tortas com Pinhões Torrados. Bem reconfortante e guloso!

Espero que gostem deste primeiro Risoto do Passe Vite. Algo me diz que vão ver muitos mais por aqui!


Ingredientes (para 2 pessoas)

350g de Arroz de Risoto
1/2 Cebola
3 dentes de Alho
40g de Manteiga
6 Cogumelos Paris
200g de Ervilhas Tortas
700cl de Caldo de Legumes
1/2 copo de Vinho Branco
1 folha de Louro
Sal Marinho (opcional)
Pimenta Preta moída na hora (opcional)
Pinhões a gosto


Preparação

Numa frigideira grande refogar a cebola e o alho picados num pouco de manteiga (cerca de metade da quantidade total) juntamente com a folha de louro.
Lavar os cogumelos, cortá-los em fatias fininhas e juntar ao refogado quando a cebola estiver transparente.
Deixar cozinhar por 5 minutos, até ao cogumelos começarem a amolecer.
Juntar o arroz mexendo sempre por 1 ou 2 minutos.
Colocar o vinho e deixar evaporar um pouco
Baixar o lume e começar a juntar o caldo de legumes aos poucos (à medida que for evaporando juntar mais caldo, mexendo de vez em quando)
10 minutos depois do arroz estar a cozinhar colocar as ervilhas tortas já arranjadas (com as pontinhas cortadas e sem o fio) e verificar os temperos.
Entretanto torrar ligeiramente os pinhões numa outra frigideira
O risoto está pronto quando o arroz não absorver mais caldo.
Juntar o resto da manteiga, envolver e servir salpicado com os pinhões torrados.


Adaptado daqui.

2 comentários:

  1. Estreia aprovadíssima! Risottos por cá saiem sempre em dias preguiçosos... Que belas cores e combinação de sabores! Morro de saudades dessas ervilhas tortas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei super fã! Incrível como às vezes nos convencemos de que não gostamos de uma coisa sem nunca termos experimentado... Aplicável não só à comida! ;)

      Eliminar