abril 18, 2012

Pie Pops de Morangos com Vinagre Balsâmico e Hortelã


Desde que vi esta receita que fiquei a sonhar com ela. Pie Pops! Não são a coisa mais adorável que viram nos últimos tempos? São apenas pequenas tartes com pauzinhos de chupas-chupas, mas há qualquer coisa de irresistível nelas... 

Para estas fiz um recheio de Morangos com um bocadinho de Vinagre Balsâmico e Hortelã, uma das minhas últimas descobertas em termos de combinações perfeitas, mas de certeza que ficam igualmente boas com qualquer outra fruta. Pêssegos e Ameixas, Framboesas... Mas as próximas que fizer devem ser de Banana e Canela... Fiquei de água na boca desde que me falaram nisso a propósito das Papas de Aveia!

Já sabem que o que eu gosto é mesmo de meter as mãos na massa e fazer tudo caseirinho, mas se quiserem podem usar massa daquela já pronta e passar uns momentos bem divertidos na cozinha, principalmente se houver criançada nas vossas casas! Vão adorar!






E se este Sábado a chuva deixar, vão poder provar estas maravilhas no Mercado Quebra Costas em Coimbra! São todos muito bem vindos!


Ingredientes (6 Pie Pops)

Recheio
300g de Morangos
100g de Açúcar Amarelo
2 colheres de sopa de Vinagre Balsâmico
Hortelã a gosto

Massa
225g de Farinha de Trigo Integral
25g de Açúcar Amarelo
120ml de Óleo de Amendoim*
4-5 colheres de sopa de Água fria
Raspa de 1 Limão (opcional)


Preparação

Lavar e arranjar os morangos, tirando-lhes os pezinhos e picando-os grosseiramente.
Numa taça misturar os morangos com o açúcar, o vinagre balsâmico e a hortelã e deixar repousar enquanto de prepara a massa.
Numa outra taça misturar a farinha com o açúcar, o óleo e a raspa de limão até ficar com a textura de pão ralado.
Aos poucos ir juntando a água, misturando sempre até se formar uma bola que se descole das paredes da taça.
Deixar repousar no frigorífico durante cerca de 20 minutos.
Numa superfície enfarinhada estender a massa uniformemente e o mais fina que conseguirem.
Cortar a massa em círculos (o meu cortador tem cerca de 8 cm de diâmetro).
Pôr um pauzinho por cima de um círculo de massa e pressionar ligeiramente.
Colocar um pouco do recheio de morangos e tapar com outro círculo de massa (achei mais fácil se esticasse ligeiramente este 2º círculo).
Com a ponta de um outro pauzinho fechar as tarte pressionando a toda a volta dos círculos.
Colocar a tarte pronta num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Repetir até acabarem os círculos.
Levar ao forno pré-aquecido durante 30 minutos até as tartes começarem a ficar douradas.


*Usei óleo de amendoim porque queria que as tartes fossem veganas, mas podem substituir pela mesma quantidade (em gramas) de manteiga.


7 comentários:

  1. Parecem deliciosos. Acho que melhores com morango do que com banana.
    Mas posso-te dizer que essa combinação flocos de aveia com banana e canela é realmente deliciosa. Eu esmago a banana e cozo os flocos com a banana esmagada lá dentro. Fica um aroma.... Mmmmm...
    Espero que a estreia no mercado corra bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uuuhhmm! Não resisto! Acho que vai ser o meu lanche... Papas de Aveia com Banana e Canela. ;) ...em relação às tartes, ainda não experimentei, quando as fizer assim venho cá contar se ficaram bem ou não.

      ...desconfio que o S. Pedro não vai deixar que a estreia seja este fim de semana!

      Eliminar
  2. Agora fiquei pra'qui a babar-me... Aqui não morangos de jeito, que hei-de eu fazer! Ficaram uma doçura! Lindos mesmo! A versão banana-canela será mais fácil de concretizar por estes lados..
    Tem um bom fim de semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo uma delícia! E de certeza ficam boas com qualquer recheio que normalmente se usam nas tartes... Se houver alguma versão nas Receitas do Menu Verde com algum fruto Islandês quero saber! ;) Boa semana! *

      Eliminar
  3. ADOREI ESTA GULOSA SUGESTÃO, DE BABAR E QUERER MAIS HUMMMM

    BEIJINHOS E BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) ...foi um fim de semana entre mantas, filmes e crumbles! Muito bom! Agora é começar a semana também da melhor maneira. Beijinhos e boa semana! *

      Eliminar
  4. Olá,
    Descobri agora a teu blog e é maravilhoso!
    Estou deliciada com tantas receitas apetitosas :)
    Gostava de perguntar se será possível congelar estas trates de morango, para preparar previamente uma festa? Será que a massa fica boa?
    Obrigada, parabéns pelo trabalho delicioso.

    ResponderEliminar