abril 27, 2012

Falafel à Portuguesa







A minha cozinha voltou a ganhar asas e desta vez trouxe-me para as terras das mil e uma noites... E que bem que me dou por cá! Perco-me por estas ruelas, cheias de gente, cores, especiarias e cheiros e trago para casa uma mala a abarrotar de bugigangas, histórias e receitas...

Volto com a barriga cheia de sabores tão familiares e ao mesmo tempo tão únicos, como os destes bolinhos de grão de bico tão antigos como a Alexandria e vou direitinha para os meus tachos, ansiosa por experimentar os segredos que aprendi.

O resultado são estes Falafel à Portuguesa, servidos com um arroz de tomate bem malandrinho, mas que me deixaram a sonhar por uns servidos bem quentes em pão pita fresco com molho tahine...  Acho que vou ter de lá voltar em breve!


Ingredientes (20 Falafel)

800gr Grão de Bico cozido
1 Cebola
3 dentes de Alho
1 colher de sopa de Tahine
1/2 Malagueta Picada
Raspa de 1 Limão
4-5 colheres de sopa de Farinha de Arroz*
1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
1/2 colher de chá de Cominhos
1 raminho de Salsa
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora


Preparação

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e passar até ficar tudo em puré.
Verificar os temperos e com as mãos fazer bolinhos mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong (se tiverem dificuldade a formar os bolinhos é necessário acrescentar mais farinha até ganhar a consistência certa).
Achatar os bolinhos de falafel ligeiramente de maneira a ganharem uma forma mais oval.
Fritar em óleo bem quente até ficarem dourados.
Servir quentes, em pão pita ou não mas sempre com umas gotas de sumo de limão.


*Fiz com farinha de arroz pois queria que fossem sem glúten, mas pode-se substituir por farinha de trigo.


Adaptado daqui

9 comentários:

  1. Obrigada! Um fim de semana delicioso ;) *

    ResponderEliminar
  2. Gostei do conceito, falafel à Portuguesa hehe! Costumo fazer algumas vezes, não tantas como gostaria...
    Já agora deixo-te a sugestão de um livro, falando no médio oriente e arredores.. 'Mediterranean Vegetarian Cooking' da Paola Gavin, é um livro recheado de receitas dessas paragens; e oferece-nos ainda uma interessantíssima introdução à história da cozinha/influências desses países.
    Tem uma óptima semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, ui! Esse livro parece ser tudo o que eu gosto! Já ando a investigar! Obrigada* :)

      Eliminar
  3. babe, alguma ideia para substituir o Tahine?? acho que nunca vi à venda...
    se calahr só umas sementinhas de sésamo torradas já dão o gosto, não?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontras facilmente o Tahine em qualquer celeiro ou outra loja de produtos naturais... Também podes procurar por Pasta de Sésamo. Eu gosto muito de usar, tem um toque mais rico, mas se não encontrares mesmo, as sementes já ficam bem de certeza!

      Eliminar
  4. Não sei bem onde errei, mas assim que coloquei os falafel no óleo começaram a "desintegrar-se"! O óleo até estava bem quente. Será que devia ter colocado mais farinha na mistura?! :) Apesar de aspecto duvidoso, o sabor é fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh! A sério? A mim costuma correr bem, acho que deve ter mesmo a ver com a quantidade de farinha... Devem ficar umas bolinhas bem consistentes e que não se colem às mãos.

      Eliminar
  5. Já experimentei fazer :) ficaram uma delícia. Obrigada pela receita

    ResponderEliminar