março 16, 2012

Panquecas de Requeijão

Andava a sonhar com um daqueles pequenos-almoços gulosos numa manhã de domingo bem preguiçosa. Panquecas, compotas e o cheiro a café acabadinho de fazer... Uuuhmm! Ainda bem que o fim de semana está mesmo aí à porta.

Originalmente estas Panquecas de Requeijão eram salgadas, mas resultaram muito bem nesta versão para pequeno-almoço e algumas foram sendo comidas mal saiam da frigideira. Tão fofas que era impossível resistir!

Desta vez foi com a Compota de Pêra e um pouco de Canela, mas de certeza que ficam ótimas com qualquer outro doce. Já as estou a imaginar com Doce de Morango e Morangos frescos lá mais para o Verão! ...ou com Pêssegos, Gelado de Nata e Avelãs Torradas, ou com... qualquer coisa mesmo!
































Ingredientes (16 a 18 Panquecas)

200g de Requeijão
180ml de Leite (pode ser vegetal)
4 Ovos do Campo à temperatura ambiente e separados
75g de Farinha Integral
75g de Amido de Milho
1 colher de sopa de Açúcar Amarelo
1 colher de sopa de Melaço (opcional)
1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
1 pitada de sal

Preparação

Numa taça grande misturar o requeijão, o leite, as gemas de ovos, o açúcar e o melaço.
Juntar as farinhas, o bicarbonato e o sal.
Numa outra taça bater as claras em castelo.
Com um salazar ou uma espátula juntar a claras e aos poucos misturar suavemente* até se incorporarem na massa de requeijão.
Aquecer uma frigideira anti-aderente (descobri umas de cerâmica branca fantásticas) com um pouco de manteiga.
Deitar umas 3 colheres de sopa da massa das panquecas e deixar cozinhar em lume brando até aparecerem uns buraquinhos na massa.
Com a ajuda de uma espátula virar e deixar alourar.
Repetir até acabar a massa.

Se forem mais habilidosos podem fazer logo uma série de panquecas de uma vez (se couberem na frigideira), agora se forem como eu o melhor é fazer mesmo uma a uma e para as manter quentinhas podem guardá-las no forno aquecido.


*O truque de se misturar as claras em castelo é ir "dobrando" suavemente a massa de cima para baixo, sem mexer para não destruir as bolhinhas de ar das claras.


Adaptada daqui.

2 comentários:

  1. Acabei de ficar cheia de apetite com estas imagens tão lindas=) devem ser uma maravilha essas panquecas! beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! :) Bom fim de semana também, quem sabe se com um pequeno-almoço gulosos destes? *

    ResponderEliminar