janeiro 24, 2012

Couve Roxa com Frutos Secos

Para este fim de semana tinha mil e um planos, entre os quais um bolo de cenoura e umas panquecas, mas não sei se repararam, a Primavera anda a querer aparecer. E com dias assim sabe tão bem trocar as voltas ao que está planeado! Assim, foi um fim de semana de amizade e loucuras, sol e esplanadas e muito pouca cozinha...




Por isso hoje, e de fotossíntese feita,  trago-vos um petisco que já andava para vos falar há algum tempo:  Couve Roxa com Frutos Secos. A primeira vez que comi foi numa tasquinha gourmet muito simpática que há em Viseu e nem queria acreditar como uma coisa tão simples se torna tão deliciosa! Têm de experimentar para verem o quero dizer. É simplesmente divinal! Uma aventura bem colorida a combinar com estes dias de Primavera antecipada e perfeita para acompanhar uns Bifinhos de Seitan com Molho de Mel e Mostarda. Ah! E se sobrar podem sempre aproveitar para fazer as Tacinhas de Batata Doce.


Ingredientes (para 4 pessoas)

1/2 Couve Roxa
5 Dentes de Alho
30g de Frutos Secos grosseiramente picados (usei Nozes, Avelãs, Amêndoas e Pinhões)
Vinho Branco
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Salsa para servir


Preparação

Lavar a couve e cortar as folhas em tiras tipo juliana grossa.
Colocar numa panela com água a ferver temperada com o vinho branco, um dente de alho esmagado, sal e pimenta e deixar cozer.
Saltear o restante alho (previamente picado) em azeite e juntar as tiras de couve cozidas e os frutos secos. Deixar apurar durante 20 minutos em lume brando juntando de vez em quando um pouco da água onde se cozeu a couve.
Servir salpicado de salsa picada.


Sem comentários:

Enviar um comentário