novembro 09, 2011

Doce de Abóbora com Nozes, Laranja e Canela

Há sabores que resultam sempre bem! São assim desde o início dos tempos e não vale a pena estar com grandes invenções. Este Doce de Abóbora é assim... Tem tudo a que tem direito e que para mim não podem nunca falhar num doce de abóbora. Nozes, casca de laranja e canela... Acho que todos concordamos que são essenciais, não é?

Este doce tem estado à espera de ser devorado desde os Brownies (fiz com as mesmas abóboras), e este fim de semana abri finalmente o primeiro frasco. Servi com umas tostinhas e requeijão e o frasco já vai a mais de meio...


Ingredientes

1kg de Abóbora arranjada
500g de Açúcar Amarelo
2 Paus de Canela
1 Laranja


Preparação

Cortar a abóbora em cubinhos pequenos e colocar num tacho grande. Juntar o açúcar, os paus de canela e misturar bem. Deixar repousar durante pelo menos 1 hora (quanto mais tempo melhor!). Juntar a casca e o sumo da laranja e levar a lume brando até o doce atingir o ponto de estrada (leva mais ou menos um hora e está tudo explicadinho na Compota de Ameixa). Se quiserem podem passar a varinha mágica para reduzir a abóbora a puré (não se esqueçam de retirar os paus de canela e as raspas de laranja), mas eu gosto de sentir os cubinhos de abóbora meios desfeitos. Colocar depois o doce ainda quente em frascos esterilizados (eu encho-os com água e coloco no microondas 3 minutos), fechar e virar os frasco para baixo para criarem vácuo. Guardar num local fresco e seco.

1 comentário: