novembro 18, 2011

Crumble de Pêra e Gengibre



Não têm sido dias fáceis... O espírito anda pequeno, os sonhos parecem mais longe e a alma, essa, vai ganhando tonalidades cinza. É, não têm sido dias fáceis... E nestes dias gosto do conforto das coisas simples da vida, gosto de me embrulhar numa mantinha e ouvir o mundo lá fora, gosto do ronronar da minha gata no meu ouvido, gosto de de ficar a ver as nuvens, também elas cinzentas, a passear pelo céu... Gosto de me refugiar nos meus tachos, para depois ter aconchegos como este simples crumble, que a cada colher nos vai abraçando e pintando a alma de outras cores.


Ingredientes

4 Pêras
1 pedaço de Raiz de Gengibre ralada (mais ou menos o tamanho de um polegar)
1 colher de sopa de Açúcar Amarelo
1 colher de chá de Canela em pó

60g de Manteiga
70g de Flocos de Aveia
40g de Avelãs moídas
70g de Farinha de Trigo integral
70g de Açúcar Amarelo


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo.
Descascar as pêras e cortá-las em fatias finas para um taça.
Juntar o gengibre ralado, a colher de sopa de açúcar e a canela e envolver com cuidado para não partir as fatias de pêra.
Numa outra taça juntar a margarina em pedaços com a farinha, o açúcar, os flocos de aveia e as avelãs. Misturar bem com as pontas dos dedos até obter uma massa esfarelada.
Numa travessa de ir ao forno, dispor as fatias de pêra de forma a tapar o fundo e cobrir com a mistura de farinha.
Polvilhar com canela e levar ao forno cerca de 30 minutos ou até a cobertura estar dourada.
Servir morno, simples ou com gelado de natas (para situações em que o os tons de cinza ficam de chumbo, o gelado é obrigatório).


Receita adaptada daqui.

2 comentários:

  1. Acabei de fazer para um jantar com amigas aqui em casa... enquanto fiz, lambi os dedos... vai ficar óptimo! Depois conto se fez sucesso :D beijos Joana, obrigada <3

    ResponderEliminar