dezembro 14, 2011

Bifinhos de Seitan com Molho de Mel e Mostarda

Adoro cozinhar com mostarda de sementes... Não tem grande sabor (uso sempre a mostarda de Dijon para complementar) mas adoro o ar que dá aos pratos. Ficam com qualquer coisa entre o elegante e o rústico que simplesmente me delicia. Hoje trago uns Bifinhos de Seitan cheios de sabores bem quentes. Óptimos para estes dias frios de Dezembro!


Ingredientes (para 4 pessoas)

500gr de Seitan
1 colher de sopa de Mostarda de Dijon
1/2 colher de sopa de Mostarda de Sementes
1 colher de sopa de Mel
4 colheres de sopa de Natas (podem ser vegetais)
3 dentes de Alho
2 folhas de Louro
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Azeite
Salsa para servir


Preparação

Fazer uma marinada com os dentes de alhos picados, as folhas de louro, um pouco de azeite, sal e pimenta. Cortar o seitan em bifes com mais ou menos meio centímetro de espessura e envolvê-los na marinada. Deixar marinar entre 30 minutos a 1 hora.
Numa frigideira grande aquecer um fio de azeite e juntar os bifinhos de forma a que fiquem todos em contacto com a frigideira.
Deixar cozinhar, alternando os lados, durante cerca de 15 minutos ao fim dos quais se retiram os bifinhos para uma travessa.
Entretanto misturar bem as natas com o mel e as mostardas.
Na mesma frigideira dos bifinhos colocar a mistura de mel e mostarda e deixar levantar fervura.
Voltar a colocar os bifinhos e deixar cozinhar em lume brando mais 5 a 7 minutos.
Servir salpicado de salsa picada, com puré de batata (ou os bolinhos) e uma salada verde.


Adpatada daqui.


3 comentários:

  1. Como prometido, venho aqui agradecer-te a ideia do molho, que eu utilizei em algo absolutamente diferente, deste prato ou no geral.

    Grelhei salmão numa chapa/tostadeira, que "ensaduichei" entre tiras finas de bacon crocante, bacon esse que me forneceu a gordura de base para o "teu" molho.

    Como acompanhamento fiz um puré de ervilhas, que faço com uma parte de batata para duas de ervilhas, natas, mostarda dijon e noz moscada. O molho ligou super bem e com certeza o irei ligar a outros pratos.

    Obrigado, beijinhos e continua o bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. uuuuhhhm! um verdadeiro chefe gourmet! :) e esse puré de ervilhas vai ter de passar pela cozinha do Passe Vite... parece-me delicioso! obrigada! *

    ResponderEliminar
  3. Posso substituir o Mel por geleia de milho por exemplo?

    ResponderEliminar