outubro 19, 2011

Strogonoff de Seitan

Já vi tantas receitas de Strogonoff que chego à conclusão que cada pessoa tem a sua maneira de o fazer. Uns gostam de juntar os ingredientes todos de uma vez, outros vão salteando um a um. Uns gostam de fazer o molho de natas na mesma frigideira outros usam um tachinho novo... E por aí fora! O que acho que não há, é alguém que não goste de Strogonoff!

Esta a minha maneira de o fazer. Acho que me inspirei nessas tantas outras receitas e tirei o que me pareceu melhor!


Ingredientes (para 4 pessoas)

300g de Seitan
300g de Cogumelos Frescos
200ml de Natas (podem ser de Soja, ou Aveia, ou Arroz)
2 colheres de sopa de Vinho Branco
1 colher de sopa de Molho de Soja
2 colheres de chá de Mostarda
4 dentes de Alho
1 Cebola
2 Folhas de Louro
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Azeite


Preparação 

Fazer uma marinada com o vinho branco, o molho de soja, a mostarda, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro e um fio de azeite. Temperar com sal e pimenta. Cortar o seitan em bifes com mais ou menos meio centímetro de espessura e depois cortar em tiras. Envolve-las na marinada e deixar repousar entre 30 minutos a 1 hora. Picar a cebola e os restantes dentes alho e levar a refogar num fio de azeite juntamente com a folha de louro. Deixar cozinhar até a cebola ficar transparente. Acrescentar as tirinhas de seitan de forma a que todas fiquem em contacto com a frigideira. Quando começarem a ficar douradas, retirá-las com a ajuda de uma pinça de salada de forma a que fique na frigideira só a cebola e o alho. Cozinhar os cogumelos (previamente laminados) na frigideira entre 5 a 8 minutos. Acrescentar o molho da marinada, deixar evaporar um pouco e juntar as tiras de seitan. Acrescentar as natas, envolvendo-as no seitan e cogumelos. Verificar os temperos e deixar ferver. Está pronto! Eu gosto de servir com arroz branco e uma salada.

6 comentários:

  1. agora é que me tramaste... tou indecisa!

    ResponderEliminar
  2. vou hoje cozinhar isso a ver como a coisa corre xD

    ResponderEliminar
  3. Olá Miss Vite! :)
    Depois dos teus panados de seitan resolvi fazer hoje esta receita para o meu almoço. Fiz uma data de ajustes porque não tinha todos os ingredientes. Usei cogumelos enlatados (eu sei não tem naaaada a ver!)e usei natas de leite de vaca uma vez que me tornei há pouco tempo (12 de fevereiro) ovolacteovegetariana. Não deixei marinar o tempo suficiente e mesmo assim ficou delicioso!! Acompanhei com arroz basmati de açafrão e tive um almoço de comer e chorar por mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elsa! Adoro saber que as minhas aventuras andam pelas cozinhas desse lado! :) Beijinhos*

      Eliminar
  4. Experimentei hoje ... Ficou magnífico.

    Muito Agradecido

    ResponderEliminar
  5. Acabei de fazer para o meu almoço de amanhã, e já jantava novamente! Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar