outubro 26, 2011

Creme de Abóbora Assada


Há coisas que não se podem apressar, que precisam de carinho e atenção para depois nos retribuírem com pequenas doses de amor concentrado. É o caso deste Creme de Abóbora Assada, uma sopa feita lentamente, ao sabor de um dia de chuva, que desde a primeira colher nos deixou completamente rendidos...


Ingredientes (para 6)

750g de Abóbora assada
1 Cebola
1 Alho Françês pequeno
2 dentes de Alho
Água quente
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Cebolinho para servir
Amêndoas para servir


Preparação

Assar a abóbora é muito fácil, mas depende um pouco do tipo de abóbora que vamos usar. Eu aproveitei umas sobras de abóbora hokkaido e outras de abóbora menina. Para assar a abóbora hokkaido basta cortá-la ao meio, retirar as sementes e colocar as metades no tabuleiro forrado com papel vegetal com a casca virada para cima. A abóbora menina já tinha arranjada, cortada em fatias e congelada, por isso tirei 2 pedaços, temperei com sal, pimenta e azeite e coloquei no tabuleiro. Tapei tudo com papel alumínio e levei a assar no forno já pré-aquecido por 30 minutos. Ao fim deste tempo tira-se o papel alumínio e deixa-se a assar mais 15 minutos (aqui é boa ideia colocar as amêndoas também no forno para que fiquem bem tostadinhas). As abóboras vão ficar como que caramelizadas, que para mim é o que torna esta sopa tão especial. Deixar arrefecer e retirar o miolo das abóbras hokkaido com a ajuda de uma colher (a outra abóbora está pronta a usar). A partir daqui, é seguir os procedimentos do costume! Cortar a cebola, o alho e o alho francês em pedaços grandes. Colocar numa panela grande e cobrir com água quente. Regar com um fio de azeite, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos. Acrescentar a abóbora assada, mais um pouco de água quente e deixar ferver. Passar a varinha mágica até se obter um creme bem macio. Se necessário acrescentar mais água e rectificar os temperos. Servir bem quente salpicada com as amêndoas tostadas e laminadas e o cebolinho picado.


Esta sopa é espantosamente rica em sabores e texturas... E se o caramelo das abóboras no forno a torna especial, então as amêndoas torradas elevam-na de deliciosa a divinal. São sem dúvida a glória desta sopa!


Receita adaptada daqui.

2 comentários:

  1. Ai, era mesmo isto que eu andava à procura, vou roubar esta receita :p

    ResponderEliminar