setembro 23, 2011

Folhadinhos de Chocolate e Maçã


Lembram-se dos Folhadinhos de Ameixa e Avelãs? Foram inspirados nesta receita e na altura só pensava no Outono e em Maçãs para poder fazer estes! Nada melhor que este primeiro dia (oficial) de Outono para os trazer aqui para o Passe Vite!

Não levam nem uma pontinha de açúcar mas como são muito ricos em chocolate tornam-se muito intensos. As opiniões divergiram... Houve quem adorasse à primeira e houve quem, educadamente, não se manifestasse muito.  Eu, quantos mais comia mais gostava! Mas para a próxima devo reduzir um pouco o chocolate e pôr mais avelãs...


Ingredientes

55g de Chocolate de Culinária 70% Cacau derretido
2 Maçãs descascadas e raladas
85g de Avelãs moídas
1/2 Iogurte Natural (pode ser de Soja)
1 pedacinho de Raiz de Gengibre (mais ou menos 1 cm) descascado e ralado
10 folhas de Massa Filo
Leite para pincelar (pode ser de Soja, ou Aveia, ou Arroz)


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Com uma tesoura cortar a massa filo em 9 quadrados com cerca de 10cm. Destes 9 quadrados fazer 18 "montinhos" de massa (3 folhas cada) e dispor no tabuleiro. Pincelar as folhas com um pouco de leite para que se colem umas às outras. Misturar as avelãs com o chocolate derretido e o iogurte. Acrescentar as maçãs e o gengibre. Deitar uma colher de sopa da mistura de chocolate no centro de cada quadrado de massa filo. Para fechar os quadrados, levantar as pontas da massa, junta-las e torcer. Dispôr os embrulhinhos no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 15 minutos, até ficarem dourados e crocantes.


Receita adaptada do livro "Passo-a-passo: Pastelaria" da editora Love Food

2 comentários:

  1. este fim de semana vou experimentar!! obrigada um beijinho

    ResponderEliminar
  2. não foi a receita que ganhou mais adeptos, confesso... mas pessoalmente acho que são deliciosos! apenas um bocadinho fortes, experimenta pôr menos chocolate e mais avelãs... depois conta como ficaram! beijinhos* :)

    ResponderEliminar