julho 15, 2011

Tacinhas de Batata Doce, Couve Roxa e Frutos Secos

Em tempos vi num programa uma receita de Batata Doce recheada com Espinafres que me ficou na cabeça. Resolvi experimentar com um estufado de Couve Roxa e Frutos Secos que provavelmente se vai tornar num clássico cá de casa. Lá meti mãos à obra e depois de algumas peripécias com a casca das batatas o resultado foi mesmo estas Tacinhas de Batata Doce, Couve Roxa e Frutos Secos. Questões técnicas à parte devo dizer que ficaram deliciosas! True Confort Food!


Ingredientes (para 2 pessoas)

2 Batatas Doces
30g de Queijo Fundido (tipo Philadelphia)
5 folhas de Couve Roxa
2 Dentes de Alho
20g de Frutos Secos (usei Nozes, Avelãs e Pinhões)
Vinho Branco
Sal e Pimenta


Preparação

Lavar bem as batatas e coloca-las inteiras e com casca no forno durante cerca de 1 hora. Pode-se ir verificando a cozedura com um palito.
Entretanto cortar as folhas de couve em tiras (tipo juliana grossa), colocar numa panela com água a ferver temperada com vinho branco, sal e pimenta e deixar cozer.
Saltear o alho (previamente picado) em azeite e juntar as tiras de couve cozidas e os frutos secos. Deixar apurar durante 10 minutos em lume brando juntando de vez em quando um pouco da água onde se cozeu a couve.
Cortar as batatas ao meio (no sentido longitudinal) e com uma colher retirar o miolo.
Misturar o miolo das batatas e o queijo fundido esmagando com um garfo até fazer um puré. Juntar o estufado de couve roxa, colocar em tacinhas e levar ao forno cerca de 15 minutos.


Para os mais habilidosos: como disse a receita que vi era de batatas recheadas. Para isso é "só" retirar o miolo da batata sem estragar a casca. Eu, desta vez não consegui, mas vou voltar a tentar. Pelo aspecto que vi deve ser óptimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário